jun
Exposição

Exposição Joias Raras revela obras de projeto com idosos da UCB

Mostra reúne o trabalho de artistas de 60 a 85 anos, participantes do projeto de extensão da universidade

A Biblioteca Central da Universidade Católica de Brasília (UCB) apresenta em junho a exposição “Joias Raras”, com obras de arteterapia produzidas por artistas amadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI). A mostra, que fica em cartaz até 6 de julho, apresenta cerca de 40 obras que retratam a natureza, memórias afetivas, releituras, arte abstrata, entre outros. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 8h às 21h45, e sábado das 8h15 às 14h.

A exposição “Joias Raras” faz parte do Projeto de Extensão 60+ Fazendo Arte, que trabalha com arteterapia para idosos. A arteterapia é um método baseado no uso de várias formas de expressão artística com finalidade terapêutica, em especial a pintura, proporcionando bem-estar emocional e social para quem pratica.

“Não é um projeto sobre pintura, e sim um projeto com a pintura, no qual os artistas participantes, a partir das diferenças pessoais e culturais, podem manifestar seus sentimentos de forma saudável, criando obras e interagindo entre si durante as aulas, um momento de relaxamento e expressão”, explica Maria Liz Cunha de Oliveira, organizadora da mostra.

Participam os artistas Aldemilia Pereira, Berenice Darcle, José Pereira, Josefa Aparecida, Maguidala Rodrigues, Maria da Conceição Rodrigues, Maria Helena Moraes e Olímpia Gomes, todos na faixa dos 60 a 85 anos de idade.

As obras foram criadas nos encontros semanais do grupo, onde os participantes podiam pintar de forma livre. Em outros momentos, alguns temas foram propostos. “Esse estímulo à criatividade potencializa a sua capacidade de criação e imaginação, transformando a aventura de uma nova atividade em um hábito, um hobby ou até uma nova profissão”, reforça a curadora.

Muitos tiveram o primeiro contato com a pintura dentro do Projeto de Extensão 60+ Fazendo Arte, ou seja, após os 60 anos, mostrando que não existe idade para iniciar algo e principalmente para fazer arte.

Serviço

Exposições coletiva “Joias Raras”, com obras de artistas do projeto 60+ Fazendo Arte

Quando: 10 de junho a 6 de julho de 2024

Onde: Biblioteca Central da UCB | Campus Taguatinga

Endereço: QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga, Brasília/DF.

Horário de visitação: segunda a sexta, das 8h às 21h45. Sábado, das 8h15 às 14h.

Informações: (61) 3356-9020

Publicado por Bárbara Fragoso