maio

Estudantes participam da 5ª Tarde Formativa do Pibid

A 5ª Tarde Formativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Católica de Brasília (UCB) ocorreu no dia 5 de maio, às 14h30, na sala D008. Durante o evento foi realizada a seguinte atividade: a preparação de pães pelos pibidianos presentes. Os mediadores dessa atividade foram os estudantes dos cursos de Física e Biologia, juntamente com os professores responsáveis pelo evento, a saber: os coordenadores de área dos Pibids de Física e Biologia.

A atividade proposta contou com momentos de reflexão a respeito dos “Saberes e Sabores da Docência”. A prática reflexiva aconteceu tanto no ato de fazer o pão, quanto no tempo destinado aos estudantes para comentários sobre a atividade. Essa metáfora da preparação de pães simboliza os desafios da carreira docente, para a qual nós, pibidianos, não tivemos acesso a uma receita pronta, porém, por meio do diálogo entre os integrantes do grupo, trocamos conhecimentos e experiências sobre o modo de preparo do pão. Foi um verdadeiro trabalho em equipe.

A atividade teve como objetivo demonstrar que um produto (pão) é mais do que a simples combinação de diferentes componentes (ingredientes), que o todo é mais do que a soma das partes. Um pão é uma propriedade que emerge da integração e transformação dos elementos que o constitui. Analogamente, o ato de planejar e ensinar se dá na capacidade do professor conduzir seus estudantes no sentido de transformar suas informações prévias em conhecimento novo.

O pão é o alimento físico que pode ser comparado ao conhecimento, sendo este último o alimento espiritual do ser, que transforma e resulta no desenvolvimento humano. O saber significa etimologicamente “ter sabor”, do latim sapere; dessa forma, o saber e o sabor estão relacionados. O conhecimento não é só o saber, mas deve ser saboreado.
De acordo com o Dicionário de Etimologias da Língua Portuguesa de R.F. Mansur Guérios (1979), “o vocábulo lat. *compania, deriva do prefixo com (ideia de união) e panis, pão”, ou seja, a palavra companhia traz a significação de comer o pão em união com outra pessoa. Por isso, o companheiro é aquele que come do mesmo pão e com quem mantemos comunhão. Na carreira docente não é diferente, experimentar saberes e sabores exige uma estreita relação com os nossos pares: colegas professores e estudantes, com os quais compartilhamos conhecimentos e experiências. O pão simboliza essa comunhão de saberes e a preposição que inicia a palavra comunhão (com) nos mostra que ela só é possível com e em contato com o outro.

Janderson Lima Mendonça

Pibid de Letras-Português