//
No último dia 13 de agosto foram iniciadas as coletas em campo para o projeto de pesquisa intitulado Cerrados do Planalto Central: estrutura, dinâmica e processos ecológicos. O projeto foi um dos 14 selecionados no Brasil pelo Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), do CNPq. Pesquisadores do curso de Ciências Biológicas da UCB coordenam o levantamento de dados e monitoramento dos ecossistemas aquáticos (córregos, lagoas e campos úmidos).
O projeto pretende monitorar por 3 anos a biota aquática, qualidade da água e do sedimento aquático de córregos e lagoas da APA Gama-Cabeça-de-Veado, em Brasília, região que abriga a Reserva Ecológica do IBGE, Fazenda Água Limpa da UnB e Jardim Botânico de Brasília, locais de proteção ambiental com um conjunto representativo de recursos hídricos e biodiversidade aquática.
Como a maior parte dos corpos d’água investigados encontra-se em áreas de proteção, ao final do projeto será possível estabelecer critérios para avaliar a saúde de outros ecossistemas aquáticos, com base na comparação da biota e características levantadas neste projeto. O projeto também produzirá banco de dados biológicos e de qualidade da água, além de banco de imagens dos organismos aquáticos indicadores da integridade ecológica das áreas e banco de germoplasma com as algas Cerrado, uma inovação.
Até o momento, o projeto envolve 13 estudantes de graduação, em grande parte da Biologia, 5 professoras do Curso, 2 pesquisadores da UnB e 2 pesquisadoras do IFET. Os estudantes envolvidos estão sendo treinados no âmbito do programa de iniciação científica da UCB, PIBIC-UCB, e, além das atividades de coleta em campo, serão treinados em análises de organismos aquáticos, formação de bancos de dados e cultivo de algas.
O projeto tem financiamento do CNPq e conta com apoio da Rede ComCerrado.