maio

Estudantes do ensino fundamental participam de atividades na UCB

Uma tarde interativa e científica. Esse foi o objetivo das atividades promovidas pela assessoria pedagógica dos cursos de Física, Matemática e Química da Universidade Católica de Brasília (UCB), no dia 17 de maio, para estudantes do ensino fundamental do colégio COC de Taguatinga.

Com uma visita guiada ao Horto Botânico, um dos laboratórios do curso de Ciências Biológicas da UCB, mediada pelo professor Luciano Coêlho Milhomens, os jovens puderam conhecer uma vasta diversidade de plantas. “É sempre bom poder partilhar um pouco do que temos na Universidade. Nesse aspecto, o Horto é singular. Não apenas pelas importantes coleções de plantas que abriga, mas pela oportunidade de convívio e descoberta desse mágico universo que é a Botânica”.

Após a imersão fitológica no Horto, os estudantes tiveram a oportunidade de participar da atividade “Brincando com líquidos”, promovida pelo QuímicArte – projeto de extensão do curso de Química. Nessa etapa, os acadêmicos que fazem parte do projeto apresentaram aos jovens visitantes experimentos simples do dia a dia explicados pela Ciência, como torre de líquidos, vulcão de água, leite pirotécnico, brincando com o café e o leite, entre outros.

De acordo com a professora do curso de Física, Luciani Tavares, que acompanhou a visitação, essa é uma experiência enriquecedora tanto para a UCB quanto para o COC, com resultados positivos para os participantes de ambas as instituições. “Essa ação proporciona a aproximação entre universidade e escola, por meio de ações que visam à divulgação científica e o desenvolvimento de atividades no campo da Ciência voltadas aos ensinos fundamental e médio”.

QuímicArte

O Programa QuímicArte teve seu início em fevereiro de 2007 e é uma atividade complementar do curso. Dentro do programa existe o espaço “QuímicArte em Movimento”, que é uma proposta educativa, de âmbito social, que populariza o conhecimento científico. A ação envolve os estudantes do curso de Química com estudantes do ensino médio e com a comunidade externa à UCB, em atividades que compreendem a utilização de experimentos de impacto visual não nocivos, mostrando a dinâmica do universo da Química.

Horto Botânico
O Horto Botânico é um espaço para estudantes e pesquisadores terem contato com a natureza em meio ao Câmpus da Universidade Católica de Brasília, o qual possui diversas espécies de plantas e até algumas espécies de animais. No local existe a maior coleção de aráceas do país, sete estufas, além de vasta área verde, com árvores e arbustos.

Publicado por Tiago Mendes