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Instrumentos valiosos da vida acadêmica, as atividades de extensão se configuram como a via que permite a Universidade levar à comunidade os conhecimentos trabalhados e gerados por ela, multiplicando os saberes. Nesse contexto, o Projeto de Atendimento interdisciplinar ao portador de Diabetes Mellitus tem como objetivo geral permitir aos estudantes desde o início da graduação a vivência e a experiência prática do processo saúde-doença, do atendimento preventivo e reabilitador e da promoção de saúde, enfatizando ainda a troca de experiência entre as diversas áreas que realizam o suporte ao projeto. Os exames laboratoriais dos pacientes estão sendo realizados no Laboratório Escola de Análises Clínicas situado na sala M220 do Campus I da UCB, onde conversamos com duas estudantes de Biomedicina participantes do projeto.
“O grande retorno é que quando o paciente ingressa no projeto está totalmente descompensado, com sérios problemas de saúde, índices glicêmicos altíssimos, e após as intervenções eles melhoram e buscam cada vez mais cuidar da saúde e colocar em prática todo aprendizado que receberam do projeto”, ressalta a estudante Allana de Araújo. Allana relata ainda que teve conhecimento do projeto por meio de outros estudantes que já haviam participado do projeto, além de receber mensagens da direção do curso, no antigo GOL, sobre datas e locais de inscrição para estudantes interessados em participar.
Trabalho em equipe e respeito ao ser humano são alguns dos preceitos básicos da atividade de extensão universitária e preparam o estudantes a atuar de forma consciente e integrada na promoção de saúde. “Como estudante de biomedicina, sei que o meu contato será mais com o material biológico do paciente do que com o próprio paciente, o que pode levar o profissional a esquecer da importância do comprometimento não apenas legal, mas também moral da liberação de um laudo de um exame laboratorial. Por meio das reuniões multidisciplinares pude obter essa consciência moral com o respeito ao paciente”, conta a estudante Kellyane Teixeira.
Kellyanne comentou ainda sobre a importância desta atividade em sua vida profissional. “O conhecimento adquirido em sala de aula é muito valioso, porém se não posto em prática será apenas informação inútil. No projeto tive a oportunidade de desenvolver uma visão profissional mais humana, ao ver não apenas a doença e sim o doente, sua experiências de vida e como a doença atrapalha seu dia-a-dia.”
A direção do curso de Biomedicina parabeniza todos os estudantes participantes do projeto, enfatizando a importância destas atividades na formação profissional e humanística do biomédico formado pela UCB.