Acadêmico

Estudantes de Jornalismo da UCB visitam BandNews

Na sexta-feira (7/6), os alunos do terceiro semestre do curso de Jornalismo, da Universidade Católica de Brasília (UCB), tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da BandNews. Durante a visita, eles conheceram os estúdios de rádio e televisão, a redação e presenciaram uma entrada “ao vivo”.

Depois de conhecer as instalações pela BandNews Brasília, os estudantes participaram de um bate-papo enriquecedor com o jornalista Adriano Oliveira, tirando as dúvidas, as curiosidades e aprendendo coisas novas.

Durante a conversa, ao ser questionado sobre como um jornalista consegue conter suas emoções ao relatar notícias tristes, Adriano citou o exemplo do acidente com o time de futebol da Chapecoense: “Pode parecer desumano, mas você vai criando uma ‘casca’ e desenvolvendo técnicas para conseguir trabalhar em situações emocionais.” Adriano afirmou que essa cobertura foi particularmente difícil para ele, pois conhecia colegas e jogadores, sendo a tragédia que mais o abalou em sua carreira.

Adriano também mencionou que é bastante tímido como pessoa, mas não como profissional. Ele enfatizou que “o jornalista não deve ser o ‘protagonista’, pois acredita que o papel do profissional de jornalismo é apenas ser o veículo para transmitir a informação”, e que se trata de uma profissão como qualquer outra.

A visita foi realizada pela disciplina de Estágio Supervisionado, pela qual os alunos produzem conteúdos em cada saída de campo para o portal “Jornalismo em Campo”, no Instagram.

Texto de Isabel Cristina da Silva e fotografias de Talita Jesus dos Reis, estudantes do terceiro semestre de Jornalismo, na disciplina de Estágio Supervisionado.

Publicado por Lorenna Kuroda