//
Os alunos Victor de Brito do curso de Ciências da Computação e Erick Viana do curso de Design Visual da Universidade Católica de Brasília realizaram um teste, no dia 26 de outubro, do protótipo de um drone que estão desenvolvendo para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O projeto será apresentado pelos dois alunos em dezembro. Serão duas apresentações, cada uma abordando o tema da graduação dos estudantes. Sob orientação do Prof.º Mário Braga e do Prof.º Leandro Bessa. o projeto busca a prevenção e combate às queimadas.
O projeto constitui em um drone com formato inspirado nas asas de um pássaro, projetado por Erick que usou especificações em biomimética (área da ciência que estuda os princípios criativos e estratégias da natureza visando soluções para problemas da humanidade). A automação para voo solo é fruto do trabalho de programação de Victor.
O objetivo dos estudantes é detectar, com antecedência, focos de incêndio no Cerrado e prevenir as queimadas. Em pleno funcionamento, o drone fará o voo autônomo e disparará fotos que serão enviadas para um aplicativo. Com as coordenadas de localização exatas, haverá tempo hábil para que equipes de combate aos incêndios chegue ao local.
Victor conta que a inspiração do projeto veio de seu pai que sempre o estimulou a gostar de aviação. “Devido a isso, eu sempre quis unir a aviação e a tecnologia. Em 2021, eu entrei no projeto Apple Academy e comecei a desenvolver um código para o drone voar sozinho. Em conjunto com o Erick, aprimoramos o projeto,” disse ele.
O teste foi realizado na pista de ciclismo do Campus Taguatinga. Por enquanto, o drone passa por ajustes e funciona por comando de um controle remoto.