A equipe formada por estudantes da Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade de Brasília (UnB), Anhanguera e CEUB conquistou o 3º lugar no Hackathon Brasília Mais TI 2025, realizado entre os dias 19 e 21 de agosto no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O desafio propôs a criação de uma solução para o ambiente Sandbox da Caixa Econômica Federal, utilizando agentes de inteligência artificial ponta a ponta da IBM.
Segundo Yasmin Costa, estudante de Ciência da Computação da UCB, “o tema foi criar uma solução para o ambiente Sandbox da Caixa utilizando agentes de IA ponta a ponta da IBM. Durante o período do desafio, estudamos toda a plataforma para compreender seu funcionamento, desenvolver os agentes e estruturar nossa proposta de solução”.
A estudante explica que a equipe percebeu uma limitação no Sandbox. “Ele não contempla o cadastro de problemas. Por isso, além da proposta inicial, apresentamos também uma contraproposta. A ideia foi permitir que os funcionários possam cadastrar problemas reais, possibilitando que as ideias submetidas sejam conectadas automaticamente a esses problemas, criando um match mais eficiente”, afirma.
Sobre a execução, Yasmin detalha: “construímos um agente de cadastro de problemas, para registrar desafios enfrentados pelos colaboradores; um agente de cadastro de ideias, responsável por validar todos os critérios de submissão, guiando o usuário e já salvando com uma avaliação prévia; e um agente de busca de ideias semelhantes, para verificar, no momento do cadastro, se já existe uma ideia parecida. Nesse caso, o sistema exibe os detalhes e oferece ao usuário a opção de entrar em contato com o funcionário autor da proposta, estimulando a colaboração”. Além disso, a equipe desenvolveu uma plataforma web própria, integrada aos agentes. “Nela, aplicamos os critérios de avaliação e classificação disponibilizados no desafio”, completa.
O resultado garantiu à equipe formada por Yasmin Costa e Valéria Gomes (UCB), Adrielly Costa (UnB), Sara Holanda (Anhanguera), Ana Clara (formada na UCB) e Sara Mota (CEUB) o 3º lugar e um prêmio de R$ 4 mil. E soma às conquistas das estudantes que fazem parte da Somos TECH, comunidade da UCB que apoia e estimula a participação de mulheres na área de tecnologia da informação.