Estudante da UCB participa de programa da Academia Brasileira de Ciências

A estudante do 7º semestre de Biomedicina da Universidade Católica de Brasília (UCB), Samanta Carvalho da Silva, foi selecionada para participar do Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas, oferecido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), cujos recursos financeiros disponíveis permitem acolher até 32 universitários do País.

O objetivo do programa é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios dirigidos por Membros Titulares da Academia Brasileira de Ciências, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas.

“Fui selecionada para trabalhar com o professor Carlos Frederico Martins Menck, na cidade de São Paulo, na área de pesquisa: ‘Avaliação de mecanismos de resistência de tumores a quimioterápicos’. O período de duração da pesquisa será de 15 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019, sendo que a continuidade do trabalho iniciado durante o estágio inicial seguirá sendo estimulado após o retorno à UCB”, frisou Samanta.

Os estágios de treinamento serão realizados durante o período das férias acadêmicas em regime de tempo integral. Ao final do estágio, cada estudante deverá enviar à Academia Brasileira de Ciências um relatório circunstanciado de suas atividades no período de estágio, devidamente aprovado pelo respectivo pesquisador-orientador. Os universitários que completarem o período de estágio e tiverem seus relatórios aprovados pelos respectivos orientadores, receberão certificado emitido pela ABC.

O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas foi criado pela Academia Brasileira de Ciências, em 1994, e realizado até 2004 em uma primeira edição, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O foco era estimular vocações científicas na comunidade universitária.

Foi reeditado em 2016, com uma primeira rodada coordenada pelo Acadêmico Wanderley de Souza. Em 2017 e 2018 foi coordenado pelos acadêmicos Guilherme Suarez-Kurtz e Flávia Lima Ribeiro Gomes, e patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Publicado por Tiago Mendes