Egresso da UCB é aceito em mestrado na Universidade do Porto

Formado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Felipe Ramos de Matos passou em terceiro lugar na seleção para mestrado da Universidade do Porto, em Portugal. A instituição, além de ser referência no país, também se insere entre as 150 melhores universidades europeias nos mais importantes rankings internacionais do Ensino Superior, com rica comunidade acadêmica. O egresso foi selecionado entre outros 88 candidatos que concorriam a apenas seis vagas.

Felipe ingressou na UCB em 2011, em uma das primeiras turmas do curso na Universidade, onde teve a oportunidade de participar do projeto de pesquisa “Olhares sobre Brasília”, dentre outras atividades, e o desejo de continuar a carreira acadêmica persistiu. Foi então que decidiu tentar uma vaga para mestrado em grandes universidades internacionais, na área de Planejamento e Projeto Urbano. “A Universidade de Porto era um sonho pessoal e um dos meus principais objetivos, pelos grandes estudos e teses que produzem. O conceito de arquitetura da U.Porto é muito diferente do que aprendi no Brasil, o que com certeza vai colaborar para aprimorar meus estudos na área”, explica. A Universidade do Porto é uma das instituições parceiras da UCB para intercâmbio estudantil na graduação.

Apesar da alta concorrência, aproximadamente 14 candidatos por vaga, o ex-aluno conseguiu se destacar na seleção, entre critérios como portfólio e a entrevista. “Mesmo com a possibilidade de fazer a entrevista via Skype, preferi ir a Portugal e acompanhar todo o processo pessoalmente. O contato mais próximo com os professores da banca e diretor da faculdade fez uma grande diferença na aprovação. E, sem dúvidas, o meu tempo de graduação na UCB colaborou para a minha aceitação, pois me fez enxergar o mundo para além do conceito de arquitetura em Brasília”, conta.

O diretor da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente da UCB, professor Douglas José da Silva, se diz contente com a conquista do egresso, um feito importante para a instituição. “É de imensa satisfação para mim, como professor, ter um egresso do curso seguindo a carreira acadêmica, ainda mais em uma universidade como a U.Porto, uma das melhores do mundo e parceira da UCB. Ver o Felipe levando o nome da UCB na pesquisa internacional é um acontecimento reconhecido por nós”, destaca o professor.

Publicado por Tiago Mendes