//
2023
nov
21
Cátedra Unesco

Docentes da UCB publicam e-book sobre a formação de professores

Os professores Geraldo Caliman e Gilvan Araújo da Universidade Católica de Brasília publicaram um e-book intitulado “Formação de Professores a partir da Dimensão Social da Educação”. Este material resultou de pesquisas conduzidas por estudantes de programas de mestrado e doutorado nas disciplinas de Pedagogia, Educação Social e Epistemologia.

Um dos mentores do projeto, Caliman, esclareceu que a concepção do e-book surgiu da intenção de integrar dois temas cruciais: a formação de professores e as dimensões sociais da educação. O conteúdo abrange uma variedade de tópicos essenciais, incluindo interpretação, violência no ambiente escolar e universitário, exploração sexual de crianças e adolescentes, evasão escolar, prevenção socioeducacional, entre outros. O destaque reside no envolvimento ativo de estudantes de pós-graduação que, por meio de suas pesquisas, ofereceram contribuições significativas para abordar esses desafios emergentes.

A estrutura do livro segue uma divisão em duas partes complementares: a primeira aborda debates teóricos e contribuições conceituais sobre a dimensão social na formação de professores, enquanto a segunda apresenta reflexões, práticas e experiências sobre a presença diversificada da dimensão social na educação. O e-book se posiciona como uma resposta necessária para abordar os problemas sociais emergentes na sociedade brasileira.

Acesse o livro: E-book Formação de Professores

Com informações de UBEC.

Publicado por Lorenna Kuroda

Notícias Recentes

08 maio 2025
Habemus Papam!
07 maio 2025
1ª Feira de Carreiras reúne mais de 30 empresas na UCB
06 maio 2025
Estudantes participam de evento do TJDFT sobre adoção global
Skip to content