nov
Cátedra Unesco

Docentes da UCB publicam e-book sobre a formação de professores

Os professores Geraldo Caliman e Gilvan Araújo da Universidade Católica de Brasília publicaram um e-book intitulado “Formação de Professores a partir da Dimensão Social da Educação”. Este material resultou de pesquisas conduzidas por estudantes de programas de mestrado e doutorado nas disciplinas de Pedagogia, Educação Social e Epistemologia.

Um dos mentores do projeto, Caliman, esclareceu que a concepção do e-book surgiu da intenção de integrar dois temas cruciais: a formação de professores e as dimensões sociais da educação. O conteúdo abrange uma variedade de tópicos essenciais, incluindo interpretação, violência no ambiente escolar e universitário, exploração sexual de crianças e adolescentes, evasão escolar, prevenção socioeducacional, entre outros. O destaque reside no envolvimento ativo de estudantes de pós-graduação que, por meio de suas pesquisas, ofereceram contribuições significativas para abordar esses desafios emergentes.

A estrutura do livro segue uma divisão em duas partes complementares: a primeira aborda debates teóricos e contribuições conceituais sobre a dimensão social na formação de professores, enquanto a segunda apresenta reflexões, práticas e experiências sobre a presença diversificada da dimensão social na educação. O e-book se posiciona como uma resposta necessária para abordar os problemas sociais emergentes na sociedade brasileira.

Acesse o livro: E-book Formação de Professores

Com informações de UBEC.