//
2022
jun
27
Lançamento de Livro

Docente UCB lança livro sobre Televisão na convergência digital

Na próxima terça-feira, dia 28 de junho, o professor e pesquisador em comunicação e Economia Criativa, Alexandre Schirmer Kieling, lançará o livro Televisão na Convergência Digital: A disputa das telas pela interatividade e atenção do público. O evento acontecerá a partir das 19h, na comunidade criativa Infinu, localizada na 506 Sul. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Publicada pela editora Appris, a obra observa as reconfigurações do conteúdo televisivo e suas lógicas de produção, circulação e consumo. Kieling resgata a pesquisa de doutorado que fez 2009, realizada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em Porto Alegre/RS, quando analisou as experiências interativas do programa “Fantástico”, da TV Globo.

“A digitalização dos sistemas de mediação comunicacional, pelos meios tecnológicos, tem exigido um esforço de compreensão das rupturas e das acomodações nos processos e nos sistemas de produção, circulação e consumo”, destaca o especialista.

 

Percurso digital

Além de rever conceitos que sustentam o percurso teórico, Kieling indica detalhamento e reflexão sobre conceitos de interatividade, com descrição do estado da arte dela na televisão, com a digitalização dos sistemas de produção e difusão, tendo em vista a perspectiva da convergência de mídias, entre diversas abordagens.

Clique aqui para ter acesso ao livro, ele pode ser adquirido no evento de lançamento. A partir de julho, a obra estará em várias livrarias do Distrito Federal.

 

Sobre o autor

Pesquisador em comunicação e Economia Criativa, Alexandre Schirmer Kieling é professor do Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa e da Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Coordena a Pós-Graduação Lato Sensu Narrativa Transmídia da mesma instituição. Tem experiência em produção e gestão de realização audiovisual, especialmente em televisão. Também é coordenador da pesquisa em andamento “Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal”, da UCB.

Pós-doutor (2020) pela Universidade de Brasília (UnB); doutor (2009) e mestre (2004) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), com especialização em cinema e TV (2000), também pela Unisinos. Desenvolveu uma pesquisa sobre interatividade na TV, tendo feito estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle Paris 3, na França, sob a orientação de François Jost.

Publicado por Lauana Damacena
Skip to content