Docente da UCB é eleita presidente de associação internacional

A Associação Internacional de Psicologia da Religião (International Association for the Psychology of Religion – IAPR) anunciou a eleição da professora Marta Helena Freitas, da Universidade Católica de Brasília (UCB), como sua nova presidente. A decisão foi tomada durante a Assembleia realizada ao final da conferência anual da IAPR, sediada na cidade de Groningen, na Holanda, entre 21 e 24 de agosto.

Professora Marta Helena Freitas é destaque no campo da Psicologia da Religião, com sólida formação acadêmica e um histórico notável de contribuições para a área. Ela é graduada e licenciada em psicologia, mestre e doutora em Psicologia Clínica e da Cultura pela Universidade de Brasília. Além disso, possui pós-doutorado em Psicologia da Religião pela University of Kent at Canterbury (Reino Unido), Psicologia Intercultural pela Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade do Porto, Portugal, e em Antropologia da Religião pela University of Wales Trinity Saint David, Reino Unido.

A notícia da eleição da professora Marta Helena Freitas como presidente da IAPR foi recebida com entusiasmo pela comunidade acadêmica internacional reunida em Groningen para a conferência da associação. “Esse convite já vem em função da visibilidade do trabalho que tenho desenvolvido na Universidade Católica de Brasília. Evidentemente, assumindo esse lugar, vai dar mais visibilidade, vai projetar a universidade de diferentes formas”, afirma a professora.

A IAPR, fundada em 1914 na Alemanha, é a mais antiga organização formalmente estabelecida no campo da psicologia da religião em todo o mundo e tem como objetivo promover a pesquisa e a colaboração científica entre psicólogos da religião em todo o planeta. “É organização internacional que promove eventos científicos e trocas intercâmbios no campo da psicologia da religião, e ela não adota nenhuma tendência particular em termos de religião específica ou de abordagem específica da psicologia (…) Então, as pesquisas são desenvolvidas sobre as diferentes religiões do mundo e por pesquisadores do mundo inteiro”, a professora esclarece. Anteriormente, Dr. Halina Grzymala-Moszczynska, professora na  Jesuit University, em Carcóvia, Polônia, presidiu a IAPR.

A eleição de Marta é um marco significativo tanto para a UCB quanto para a comunidade acadêmica global interessada na psicologia da religião.

Carreira na Católica de Brasília

Com uma carreira de 34 anos na UCB, a professora Marta é conhecida por sua dedicação à pesquisa e ao ensino. Durante sua trajetória na universidade, ela desempenhou papéis cruciais na implementação de programas acadêmicos, na coordenação de importantes iniciativas e na liderança de diversos departamentos e programas de pós-graduação.

Nascida no Triângulo Mineiro, a professora se mudou para Brasília em 1980 para cursar a graduação e durante o mestrado já passou a lecionar na Faculdades Integradas Católica de Brasília (FICB), hoje Universidade Católica de Brasília, e atuou em diversas áreas: implementou o primeiro Programa Especial de Treinamento (PET), colaborou com a criação do primeiro instituto de pesquisa da UCB (posteriormente, se tornou a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa), coordenou a Pró-reitoria de Extensão, trabalhou na elaboração e implementação do curso de graduação em Psicologia (onde atuou como diretora), ajudou a estruturar o Programa de Pós-graduação em Gerontologia e se tornou coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCB.

“Eu sou muito grata porque desde o início, quando eu comecei a desenvolver as minhas pesquisas na Universidade, eu sempre recebi muita abertura, flexibilidade, incentivo e pude construir muita coisa no campo da psicologia da religião”, diz Marta.

Congresso da International Association for the Psychology of Religion

Durante o congresso, Marta Helena coordenou o painel intitulado “Miracles and health in an entangled world” (Milagres e saúde em um mundo entrelaçado), no qual ela e outros colaboradores apresentaram trabalhos relacionados ao tema. Cooperaram para as pesquisas Gillianno Mazzetto (UCB); Fátima Fontes (USP); Marta H. de Freitas (UCB), em co-autoria com Miriam Martins Leal (Doutoranda em Psicologia – UCB); Bettina Schmidt (University of Wales Trinity Saint David) e Miguel Farias (Coventry University). Todos os pesquisadores são integrantes do Laboratório de Religião, Saúde Mental e Cultura do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UCB.

A doutoranda Miriam Martins Leal, orientada pela professora Marta, apresentou um pôster, resultado de suas pesquisas, intitulada “Crença no Milagre como uma forma de coping religiosa espiritual, em gestantes diagnosticadas com má formação fetal”.

Professor Douglas Leite Piasson, da graduação em Psicologia, também participou e apresentou os resultados do pós-doutoramento, The religious identity of Brazilian Psychologists (A identidade religiosa de psicólogos brasileiros), financiado pela John Templeton Foundation.

Publicado por Lorenna Kuroda