//
2024
set
17
Palestra

Dia do Profissional de Ed. Física traz medalhista olímpico à UCB

O medalhista de prata na marcha atlética nas Olimpíadas de Paris, Caio Bonfim, ministrou uma palestra na Universidade Católica de Brasília (UCB) nesta sexta-feira, 13 de setembro, ao lado da mãe e treinadora Gianetti Sena. Caio é formado em Educação Física na Católica. Eles falaram sobre a trajetória do atleta desde a infância até o auge da carreira, neste ano. A palestra fez parte da programação pelo Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro. Na ocasião, foi entregue uma placa e brindes em homenagem pela conquista.

Assista à gravação do evento aqui

Caio superou um problema que quase o tornou deficiente físico na primeira infância, a Síndrome de Blount. A doença provocou o crescimento irregular dos ossos. “Com um ano e um mês eu comecei a andar e minhas pernas entortaram”, contou Caio, “chegamos até o (hospital) Sarah Kubitschek e o médico falou ‘eu sei resolver esse problema aí. Tem que quebrar a tíbia e a fíbula e deixar retinho’.” Havia a possibilidade de o crescimento irregular dos ossos continuar mesmo depois da cirurgia, o que traria a necessidade de repetir o procedimento outras vezes durante a fase de crescimento.

Depois de 18 anos, Caio e a família reencontraram o médico no hospital. “Ele falou assim: ‘cara, no meu prontuário está dizendo que eu estou te esperando para o retorno desde 1993. Onde você estava?’”, relembra, “aí minha mãe falou: ‘doutor, a perna dele não entortou mais. Então, vida que segue’”. Na mesma consulta, contaram ao médico que ele era atleta de alto rendimento. O médico não quase acreditou e brincou que o máximo que poderia ser era jogador de dominó.

Contra todas as expectativas, Caio seguiu com o treinamento pelas ruas de Sobradinho, onde mora, até se tornar o maior nome do esporte no Brasil. O histórico de conquistas inclui pódios em dois campeonatos mundiais e quatro em Jogos Pan-Americanos, a maioria deles na prova de 20 Km, a mesma que lhe rendeu a prata em Paris. Essa foi a quarta participação do atleta em Olimpíadas. Antes disso, ele foi a Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021.

Além da homenagem prestada pela Católica, Caio e Gianetti receberam presentes do Colégio Católica Brasília e do Centro de Convivência do Idoso (CCI). O evento teve, ainda, o pré-lançamento do livro “Quer ser um técnico de Futebol? Pergunte-me como!”, do autor Jorge Sallaberry Vianna em uma mesa-redonda com a presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, Nicole Christine e os coordenadores da graduação, prof. Dr. Fábio Tenório, e da pós-graduação stricto sensu, Profª Drª Gislane Melo (todos egressos da UCB) e o pró-reitor de Educação a Distância, prof. Me Fellipe Zaremba.

Publicado por Samuel Siqueira
Skip to content