//
2024
set
17
Palestra

Dia do Profissional de Ed. Física traz medalhista olímpico à UCB

O medalhista de prata na marcha atlética nas Olimpíadas de Paris, Caio Bonfim, ministrou uma palestra na Universidade Católica de Brasília (UCB) nesta sexta-feira, 13 de setembro, ao lado da mãe e treinadora Gianetti Sena. Caio é formado em Educação Física na Católica. Eles falaram sobre a trajetória do atleta desde a infância até o auge da carreira, neste ano. A palestra fez parte da programação pelo Dia do Profissional de Educação Física, comemorado em 1º de setembro. Na ocasião, foi entregue uma placa e brindes em homenagem pela conquista.

Assista à gravação do evento aqui

Caio superou um problema que quase o tornou deficiente físico na primeira infância, a Síndrome de Blount. A doença provocou o crescimento irregular dos ossos. “Com um ano e um mês eu comecei a andar e minhas pernas entortaram”, contou Caio, “chegamos até o (hospital) Sarah Kubitschek e o médico falou ‘eu sei resolver esse problema aí. Tem que quebrar a tíbia e a fíbula e deixar retinho’.” Havia a possibilidade de o crescimento irregular dos ossos continuar mesmo depois da cirurgia, o que traria a necessidade de repetir o procedimento outras vezes durante a fase de crescimento.

Depois de 18 anos, Caio e a família reencontraram o médico no hospital. “Ele falou assim: ‘cara, no meu prontuário está dizendo que eu estou te esperando para o retorno desde 1993. Onde você estava?’”, relembra, “aí minha mãe falou: ‘doutor, a perna dele não entortou mais. Então, vida que segue’”. Na mesma consulta, contaram ao médico que ele era atleta de alto rendimento. O médico não quase acreditou e brincou que o máximo que poderia ser era jogador de dominó.

Contra todas as expectativas, Caio seguiu com o treinamento pelas ruas de Sobradinho, onde mora, até se tornar o maior nome do esporte no Brasil. O histórico de conquistas inclui pódios em dois campeonatos mundiais e quatro em Jogos Pan-Americanos, a maioria deles na prova de 20 Km, a mesma que lhe rendeu a prata em Paris. Essa foi a quarta participação do atleta em Olimpíadas. Antes disso, ele foi a Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2021.

Além da homenagem prestada pela Católica, Caio e Gianetti receberam presentes do Colégio Católica Brasília e do Centro de Convivência do Idoso (CCI). O evento teve, ainda, o pré-lançamento do livro “Quer ser um técnico de Futebol? Pergunte-me como!”, do autor Jorge Sallaberry Vianna em uma mesa-redonda com a presidente do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região, Nicole Christine e os coordenadores da graduação, prof. Dr. Fábio Tenório, e da pós-graduação stricto sensu, Profª Drª Gislane Melo (todos egressos da UCB) e o pró-reitor de Educação a Distância, prof. Me Fellipe Zaremba.

Publicado por Samuel Paz

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content