//
2024
mar
08
Palestra

Dia das Mulheres: UCB homenageia a Ministra Maria Elizabeth

Na programação do Dia Internacional da Mulher, celebrado na última sexta-feira (08), a Universidade Católica de Brasília (UCB) homenageou a ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha. Na ocasião, a magistrada abordou a temática “Os desafios e as perspectivas das mulheres rumo ao empoderamento feminino” em palestra, que ocorreu à noite, no Teatro Católica, no Campus de Taguatinga.

Mineira de Belo Horizonte, a magistrada é a primeira mulher a assumir a presidência do STM em mais 206 anos de existência da Corte. Durante a exposição, a ministra fez uma alusão às mulheres indígenas, afrodescendentes, homossexuais, transgênero e todos os oprimidos, ao indicar que “o poder se impõe e intersecciona para reforçar as suas invisibilidades e as suas posições de subalternidade”.

“A leitura que psicanalistas fazem com Lacan e Freud da identidade é que ela se soma e se forma ao longo do tempo com processos inconscientes. Ela é permanentemente incompleta e segue sempre sendo construída”, ressaltou Maria Elizabeth. De acordo com ela, a identidade surge nem tanto da plenitude, do que está dentro de cada indivíduo, mas é preenchida a partir do exterior pelas formas, como cada pessoa imagina ser vista pelo outro”, destacou, ao mencionar os diálogos de Platão acerca do cuidado de si.

“Como cuidar de si e torna-te o que tu és sem subordinar à indiferença da identidade, sem espaços de liberdade que permitam ao homem ser o protagonista da sua própria história e construtor do seu próprio destino. Acreditar em um mundo que não me percebe, que não me ignora, mas, ao contrário, considera todos nós dignos em seus movimentos de inclusão depende, antes de mais nada, das leis do Estado, e deve a todos servir sem discriminar”, complementou.

Sororidade

A iniciativa do evento surgiu por meio das coordenações dos cursos de Direito e de Relações Internacionais da UCB, em conjunto com alunas do projeto “Mulheres que prezam por Mulheres”, que reúne participantes de diversos cursos da UCB, do setor de Pastoralidade.

“A palestra e a homenagem são simbólicas”, destacou a coordenadora do curso de Direito da UCB, Aline Cristina Alves, ao ressaltar a importância da representatividade das mulheres em ocupações de liderança. “A ministra foi a primeira mulher nomeada para esse cargo, . Esse fato demonstra a força das mulheres, mas também indica que estamos longe de alcançar a igualdade de fato”, acrescentou.

 

 

 

Publicado por Bárbara Fragoso
Skip to content