Desafio paga até R$5 mil por projetos de soluções climáticas

O Desafio Hands On vai entregar prêmios de até R$ 5 mil para estudantes que desenvolverem projetos que contribuam para a solução de problemas climáticos. A iniciativa é da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da Universidade Católica de Brasília. Todos os estudantes de graduação presencial e EAD, ou formados no primeiro semestre de 2024 podem participar. A inscrição é on-line, até o dia 31 de agosto.

Os participantes deverão se organizar em grupos de até cinco pessoas, podendo ser de cursos diferentes para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares. As outras instituições de ensino superior (IES) da UBEC também participam do desafio e os grupos que incluírem integrantes de mais de uma IES terão pontuação extra na avaliação. São elas: Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), Centro Universitário Católica do Tocantins (UNICATÓLICA) e Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR).

Os grupos são desafiados a pensar e desenvolver soluções inovadoras para combater as mudanças climáticas ou mitigar seus efeitos. Espera-se que as soluções propostas sejam teoricamente viáveis e aplicáveis, do ponto de vista prático, com potencial para gerar impacto positivo real na comunidade e no meio ambiente. Para tanto, o pensamento crítico, a curiosidade, a inovação e a criatividade são elementos fundamentais, na medida em que levam os estudantes a investigar, explorar e aplicar conhecimentos em áreas como sustentabilidade, ciência climática, tecnologia e engajamento comunitário.

A proposta de projeto inclui uma parte escrita e um vídeo de até cinco minutos. Todos os detalhes sobre a estrutura do projeto e os critérios de avaliação estão no edital Desafio Hands On. Três grupos serão premiados, com R5 mil para o primeiro colocado, R$ 3 mil para o segundo e R$ 2 mil para o terceiro.

Publicado por Samuel Siqueira