//
Com programação diversificada por palestras, minicursos, planetário e sessões de filmes, a XVIII Semana de Física, realizada pelo curso de Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), aconteceu entre os dias 12 e 16 de setembro, no Bloco K. O objetivo foi integrar os estudantes, egressos, docentes e promover o curso dentro da comunidade acadêmica.
Com diversos minicursos, o evento contou com a participação de grandes profissionais que trouxeram para discussão os seguintes temas: astronomia, astrofísica e astrobiologia. Os estudantes da UCB conheceram mais sobre física médica em radioterapia, luminotecnia, séries de fourier e uma discussão histórica da origem da eletrodinâmica pelo ponto de vista da lei de Ampère. Cerca de 80 estudantes do Centro Educacional 4 do Guará (CED 4) e 200 estudantes do colégio CENEB de Ceilândia estiveram presentes nas sessões do planetário.
Para o professor Thyago Fressatti os minicursos são importantes porque “contribuem na formação dos estudantes, sempre trazendo assuntos interessantes”. Já o palestrante Prof. Dr. Paulo Lima Junior, da Universidade de Brasília (UnB), apresentou sua tese de doutorado sobre “Por que os estudantes desistem da Física?”. Dividido em três blocos, razões e ordem estrutural, razões individuais e a organização da Instituição, o estudo fez uma análise de uma pesquisa já realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre um questionamento importante para entender a evasão dos estudantes do curso de física. Apresentado pela primeira vez em uma Instituição privada, a pesquisa agora conta com dados da UnB.
Paulo Junior explica que, “Dentro do meu trabalho, mostro questões de classe, ou seja, observamos que o curso de Física, tanto Licenciatura quanto Bacharelado, por terem uma posição intermediária no espaço da Universidade é visto, muitas vezes, como menos prestigiado. Esse é um dos fatores para a desistência do estudante”.