dez
Foto: Faiara Assis

Cursos da UCB recebem nota máxima na avaliação do Inep

No Distrito Federal, metade dos cursos avaliados com nota máxima pelo Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2018 são da UCB

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou as notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 2018. Os indicadores são produzidos a partir dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado anualmente pelo Inep. Dos 8.520 cursos avaliados no CPC 2018, 149 alcançaram nota máxima (5), representando 1,7%. No Distrito Federal, 8 cursos alcançaram nota 5, sendo 4 da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Os cursos da UCB avaliados com nota máxima são: bacharelado em Administração (um presencial e um a distância); bacharelado em Ciências Econômicas e bacharelado em Ciências Contábeis (presencial). Além desses cursos nota 5, outros 9 cursos da UCB receberam nota 4, foram eles: Relações Internacionais; Direito; Psicologia; Publicidade e Propaganda; Jornalismo; Serviço Social; Ciências Contábeis (a distância); Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão Pública.

No IGC, 1.784 instituições particulares e 246 públicas foram avaliadas. Dessas, 27 particulares alcançaram as notas máximas, com destaque para a UCB, contra 15 públicas.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Para o cálculo das notas, o Inep considera o Conceito Enade (desempenho dos estudantes na prova do Enade); Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade).

Ao todo foram 27 áreas avaliadas no Enade 2018: administração; administração pública; ciências contábeis; ciências econômicas; design; direito; jornalismo; psicologia; publicidade e propaganda; relações internacionais; secretariado executivo; serviço social; teologia; turismo; tecnologia em comércio exterior; tecnologia em design de interiores; tecnologia em design de moda; tecnologia em design gráfico; tecnologia em gastronomia; tecnologia em gestão comercial; tecnologia em gestão da qualidade; tecnologia em gestão de recursos humanos; tecnologia em gestão financeira; tecnologia em gestão pública; tecnologia em logística; tecnologia em marketing e tecnologia em processos gerenciais.

Publicado por Universidade Católica de Brasília