Curso de extensão para estudantes e profissionais da Saúde

O programa de pós-graduação stricto sensu e a graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB) promoverão o curso de extensão acadêmica “Fisiologia Clínica Aplicada ao Exercício Físico e A Sua Prescrição para Saúde”. A capacitação é voltada para profissionais da área de saúde e afins, e focada na prescrição de exercícios físicos para populações especiais, como pacientes com hipertensão arterial, diabetes mellitus, idosos, e doença renal crônica, entre outras. As inscrições podem ser feitas pelo formulário on-line.

O coordenador do curso, professor Dr. Milton Rocha de Moraes, destaca a importância da prática adequada de exercícios para a saúde e reabilitação. “O exercício físico, quando prescrito corretamente por profissionais habilitados, contribui para o tratamento terapêutico tanto quanto medicamentos, com a vantagem de não terem efeitos colaterais e contribuírem para a melhora da condição de vida de forma sistêmica”, afirmou.

Entre os temas abordados no curso estão: “exercício físico, atividade física e saúde coletiva”, “nutrição clínica aplicada ao exercício em populações especiais”, “farmacologia aplicada ao exercício físico em populações especiais”, “envelhecimento e exercício físico” , “hipertensão arterial e exercício físico”, “diabetes mellitus” , “câncer e exercício físico”, e “síndrome metabólica e exercício físico”.

Os participantes poderão escolher disciplinas isoladas ou combinar várias delas, tendo a possibilidade de completar até 170 horas de aula. As disciplinas individuais garantem certificação de 10 horas, enquanto quem cursar três ou mais disciplinas terá direito ao certificado de curso de extensão. A carga horária total será distribuída entre 90% de aulas presenciais e 10% a distância, sendo 80% de atividades práticas.

As inscrições para o curso podem ser feitas até 25 de outubro de 2024, mesmo prazo para o pagamento. As aulas terão início em 26 de outubro de 2024, no Laboratório de Avaliação Física e Treinamento (LAFIT), no Campus de Taguatinga. As vagas são limitadas a 50 alunos.

O curso é destinado a estudantes e profissionais de Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Farmácia e áreas correlatas. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: fisiologiaclinicaucb@gmail.com. Inscrições pelo formulário forms.gle/HbSS9c8grJzJFuBD9.

Publicado por Samuel Siqueira