//
2018
out
08

Curso de Ciências Biológicas da UCB oferece identificação gratuita de fauna e flora

O serviço gratuito de identificação de fauna e flora da Universidade Católica de Brasília (UCB), oferecido pelo curso de Ciências Biológicas, busca contribuir para o conhecimento geral da comunidade sobre a fauna e a flora do Distrito Federal e aproximar a população da biodiversidade. Especialistas e estudantes ajudam a reconhecer as mais variadas espécies, inclusive as não nativas.

A iniciativa surgiu a partir de uma demanda natural da comunidade, que desde sempre procurou o curso para fazer alguma identificação pontual. “As pessoas mandam fotos do ser vivo e direcionamos para o grupo de especialistas do curso mais indicado, para que possamos fazer o reconhecimento correto e preciso”, explica Helga Correa Wiederhecker, professora do curso de Ciências Biológicas e coordenadora do Laboratório de Zoologia da UCB. O serviço também trabalha com o georreferenciamento dos materiais enviados, para formar um mapeamento coletivo da biodiversidade do cerrado do Distrito Federal.

Segundo a professora, esse tipo de serviço não é encontrado tão facilmente em organizações relacionadas à área, como a Polícia Ambiental, o que traz uma importância para a iniciativa em extensão universitária. “As pessoas estão desconectadas com a fauna e a flora do DF. Oferecer a identificação e as informações sobre a história natural é uma forma de aproximar a população com a biodiversidade e com esse patrimônio local”, explica.

Além disso, fornecer esse tipo de reconhecimento também aproxima as pessoas do universo científico, ressalta o professor do curso de Ciências Biológicas da UCB e coordenador do espaço Horto Botânico, Luciano Coêlho Milhomens. “Geralmente, o nome científico de um ser vivo é diferente do nome pelo qual é popularmente conhecido. A informação obtida por meio da identificação permite, então, que as pessoas possam ter mais acesso e pesquisar bibliografias e estudos adequados”, explica.

Em geral, como contam os coordenadores, as pessoas buscam o serviço por curiosidade. Mas, em situações de risco, seja para o animal seja para a pessoa, são dadas orientações sobre como agir de forma correta. A recomendação é sempre não tocar no animal ou na planta e acionar a Polícia Ambiental.

No caso dos reconhecimentos relacionados à Zoologia (fauna), o serviço é feito exclusivamente online, por meio do envio de fotos neste link: http://gg.gg/ucb_bicho. Já para a identificação de espécies da Botânica (flora), pode ser necessário visitar o local para um diagnóstico mais preciso. O contato para agendamento ou consulta ao serviço é feito junto ao Laboratório de Zoologia (3356-9325) ou Horto Botânico (3356-9790) da UCB.

Vantagens

O serviço engloba diversos espaços do curso de Ciências Biológicas da UCB, com grande integração entre os laboratórios, docentes, estudantes e aqueles com capacidade técnica para realizar a identificação. Para o professor Luciano Coêlho Milhomens, além da prática do conhecimento que adquirem em sala, os alunos também agregam à sua experiência a atuação social como uma ferramenta importante de esclarecimento na biodiversidade do DF. “O contato com o serviço, em uma visão profissional, também possibilita uma atuação e aplicação futura”, diz. Existem estágios voluntários e a possibilidade de bolsa nos mais diversos núcleos e laboratórios do curso. Para mais informações, basta procurar a coordenação dos espaços.


Publicado por Tiago Mendes
Skip to content