Curso de Biomedicina realiza Aula Magna

O curso de Biomedicina da Universidade Católica de Brasília realizou, no dia 24 de fevereiro, a Aula Magna do semestre. O evento contou com a palestra da biomédica, Gina Camilo de Oliveira, que teve como tema “Autofagia e a resposta a microrganismos”.

Para o coordenador do curso, professor Douglas Araujo dos Santos Albernaz, esse é um momento para receber os estudantes e debater sobre assuntos que estão em evidência na área. “Essa é uma atividade de integração em que pretendemos mostrar parar eles a realidade da Universidade, quais são as opções de ensino, pesquisa e extensão e aproximá-los do curso, fortalecendo a relação entre os estudantes de diferentes semestres e o corpo docente”.

O assessor do curso, professor Samuel Dias Araújo, destaca a importância de mostrar aos estudantes as diferentes vertentes da Biomedicina que podem seguir ao finalizarem a graduação. “A área de Biomedicina possui mais de 40 áreas de atuação. Por isso, procuramos não só na Aula Magna, mas durante o semestre, mostrar aos futuros profissionais as opções que eles possuem. Nesta edição escolhemos debater sobre o tema vencedor do Prêmio Nobel 2016, a autofagia. Essa é uma temática muito interessante parar iniciarmos o semestre com chave de ouro”.

Em sua primeira vez na Católica, a biomédica Gina Camilo de Oliveira mostrou entusiasmo ao participar do evento e fez uma breve explicação sobre o tema de sua palestra. “Eu trouxe uma visão geral do processo de autofagia, que é um mecanismo que acontece normalmente nas células, descoberto na década de 60, mas que foi melhor estudado molecularmente na década de 90 por um pesquisador japonês, que agora em 2016 teve o Prêmio Nobel. Esse é um mecanismo que está envolvido com a diabetes, o câncer e em resposta a doenças infecciosas. Como minha área são doenças infecciosas, eu trouxe um direcionamento para respostas aos patógenos, bem geral, para os estudantes terem ideia da importância da pesquisa básica com foco na aplicação”.

A estudante do 1º semestre, Sara Castro Cavalcante, conta que sempre admirou a área de saúde, apesar de ter iniciado a vida acadêmica no curso de Arquitetura. Assim, resolveu em 2017 mudar de área e ingressar no curso de Biomedicina da UCB. “Minhas expectativas para esse semestre são muito boas. Eu fiquei surpreendida com a parte prática do curso. Temos aulas em laboratório todos os dias e isso foi uma surpresa para mim. Estou muito satisfeita e feliz de estar iniciando esse novo desafio aqui”, comemora a estudante.

Sobre a palestrante

Gina Camilo de Oliveira tem graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Goiás – UFG (2001), com especialização em Imunologia aplicada às Análises Clínicas e Epidemiologia. Mestre em Patologia Molecular pela Universidade de Brasília – UnB (2006), com experiência no Laboratório de Biologia Molecular da UnB e na Embrapa-Cenargen. Atuou como consultora técnica na área de Biotecnologia da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Ministério da Saúde no período 2010-2014. Atualmente é docente de nível superior ministrando as disciplinas de Hematologia Clínica, Genética, Citogenética e Bioética para o curso de Biomedicina da Universidade Paulista (UNIP).

Publicado por Tiago Mendes