Congresso

Congresso Internacional da UCB discute formação dos professores

Com imersão nas tendências e práticas educacionais, a Universidade Católica de Brasília abre as portas nesta terça-feira (21) e na quarta-feira (22) para receber os participantes no Congresso Internacional de Internacionalização e Formação de Professores. O evento conta com a participação de conferencistas pesquisadores de diversos países e do Brasil para abordar perspectivas e experiências variadas acerca da temática.

Na cerimônia de boas-vindas, no início da tarde desta terça-feira (21), a mesa de abertura foi composta pelo reitor da UCB, Carlos Longo; a pró-reitora acadêmica da UCB e vice-presidente do Congresso, Adriana Pelizzari; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB e presidente do Congresso, Renato Brito; a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá; o parlamentar Gabriel Magno, presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa do DF; e o coordenador tecnológico e de inovação da do Fundação de Apoio a Pesquisa do DF (FAPDF), Gilmar Marques; o Conselheiro Presidente da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Padre Geraldo Adair da Silva; e o CEO do Grupo UBEC, Daniel Galelli.

“É um prazer grande estar aqui com vocês. É importante para todos nós discutirmos a valorização dos professores, que é o nosso papel”, destacou o reitor, Prof. Dr. Carlos Longo, ao apontar o evento como oportunidade para o fortalecimento de ideias de forma coletiva. “Não se constrói uma sociedade justa e igualitária sem a formação dos professores. Espero que todos nós saiamos daqui com compromisso integral de fazer mudanças na formação dos docentes”, complementou.

Na ocasião, o presidente do Congresso, Prof. Dr. Renato Brito, agradeceu à UBEC, UCB e FAPDF por apoiarem a causa. “Precisamos estar atentos ao que está acontecendo em outros países. A escassez de professores tem causado preocupação. O que temos em comum com outros países? O que nos difere?”, indagou, ao frisar que a complexidade da problemática será discutida nos dois dias de Congresso, que contou com mais de 500 inscritos.

Para a Pró-Reitora Acadêmica da UCB, Adriana Pelizzari, o Congresso é uma “oportunidade para mostrar o que a educação católica está fazendo nessa área”. “Desejo que esses dois dias sejam de muito aprendizado e muita troca. O congresso é uma oportunidade para mostrarmos o que a educação católica está fazendo nessa área.”

Qualificação

Ao mencionar as últimas visitas a outros países pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, refletiu na ocasião acerca do avanço na formação dos docentes. “O que falta para o Brasil? O que a gente precisa para melhorar os nossos resultados?”, indagou, e na sequência afirmou que o país tem “povo inteligente e professores qualificados”.

O deputado distrital Gabriel Magno parabenizou a iniciativa e destacou o tema da qualificação dos professores como ‘fundamental’. Também expôs o cenário das enchentes no Rio Grande do Sul, extremos climáticos e combate à desigualdades, ao articular com reflexões de Paulo Freire: “A educação sozinha não muda o mundo, mas sem ela o mundo não vai mudar”. Segundo o parlamentar, os professores são insubstituíveis. “A escola também é espaço da formação humana, de socialização”, disse, ao acrescentar que “todos nós precisamos pensar juntos esses desafios”.

Pesquisa

Ao apresentar a atuação do Fundo de Apoio a Pesquisa, Gilmar Marques salientou a importância de os docentes e instituições verem a FAPDF como “parceira de primeira hora, com fomento de projeto de pesquisa”, como oportunidade para colaborar na mudança do contexto. “Convido todos os professores que aqui estão para ficar de olho nos editais da FAPDF. Temos investido cerca de R$80 milhões por ano”.

Agenda comum

Com abordagem sobre os desafios e mudanças atuais que impactam a educação, o Conselheiro Presidente da UBEC, Pe. Geraldo Adair da Silva, apontou a educação como fator essencial para o desenvolvimento sustentável. “Não é possível imaginarmos o futuro da educação sem considerarmos os investimentos na figura essencial do professor”, disse, ao considerar o papel fundamental do profissional na construção de uma “educação transformadora”. Ressaltou que o Congresso é um “espaço de cooperação de saberes, de trocas nacionais e internacionais”.

“Precisamos estabelecer uma agenda comum ética, estética, política e transformadora. Estamos aqui formando uma verdadeira aldeia global. Queremos sair deste Congresso com novas ideias e renovadas esperanças”, complementou Pe. Geraldo Adair.

Na recepção do evento, o CEO do Grupo UBEC, Daniel Galelli, também proferiu boas-vindas aos participantes e envolvidos na iniciativa. “É uma grande honra poder apoiar o dia de hoje. Agradeço a todos. Que possamos contribuir com a formação e a transformação do país.”

Publicado por Bárbara Fragoso