set

Competições envolvem alunos na I Maratona de Engenharia Civil

Para envolver os estudantes e professores do curso em atividades dinâmicas que trabalham conceitos da área, o curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou, entre 11 e 15 de setembro, a I Maratona da Engenhara Civil. O evento fez parte da Semana Acadêmica de Exatas e contou com três competições, tendo como destaque o tradicional desafio da Ponte de Macarrão, que aconteceu em sua sétima edição.

Com macarrão do tipo espaguete e colas epóxi e quente (tipo silicone, aplicada com pistola), os estudantes produziram pontes com peso não superior a 1 kg, com estimativa da carga de colapso. O objetivo principal do trabalho foi motivar nos estudantes o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas de Engenharia, assim como utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia, projetar sistemas estruturais simples, comunicar e justificar projetos de forma oral e escrita, além de exercitar o trabalho em grupo para execução de projetos.

Integrante da equipe vencedora, a estudante Gabriela Testi classificou a experiência como enriquecedora. “Nosso grupo se baseou pela ponte que fizemos no ano passado, em que conseguimos executar uma ponte que suportou 165 quilos. Neste ano fizemos alguns ajustes e conseguimos que suportasse uma carga de 180 quilos. Foi muito gratificante, pois passamos uma semana nos dedicando intensamente para isso”.

A professora do curso Sylvia Brant pontuou que a ideia com a realização da Maratona foi proporcionar a interação dos estudantes dos diferentes semestres e engajá-los com atividades mais lúdicas. Além do desafio da Ponte do Macarrão, os estudantes participaram da I Competição de Resistência de Concreto, em que tiveram que aplicar os conhecimentos em material de construção e sistemas construtivos, e do I Jogo do Conhecimento, que remeteu questões do Enade para ajudar os estudantes a exercitarem os conhecimentos para a prova que acontece no dia 26 de novembro.

Publicado por Tiago Mendes