//
2023
jun
30
MEC

Comissão do MEC reconhece excelência da Católica de Brasília

A Universidade Católica de Brasília (UCB) obteve a nota máxima no recredenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC). O processo foi realizado por uma comissão de especialistas designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Com o conceito 5, a instituição reforça seu padrão de excelência e consolida-se como uma das melhores universidades do país.

A avaliação de recredenciamento faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é coordenada pelo INEP, responsável pelas estatísticas, pesquisas e avaliações implementadas pelo MEC.

A UCB tem recebido uma sequência de avaliações de excelência atribuídas pelo MEC, como a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021, que foi divulgado em março deste ano. Esse é um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior. As avaliações oficiais do MEC confirmam a Católica como líder no ranking das melhores universidades privadas do Distrito Federal e da região Centro-Oeste do país.

Recredenciamento

O processo de recredenciamento de uma universidade do porte da Católica de Brasília é longo, complexo e exige profundo conhecimento de diversos setores da instituição. São avaliados os cinco eixos estabelecidos pelo INEP/MEC: planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura.

Um dos pontos importantes da avaliação do MEC são as políticas públicas educacionais no ensino superior, que estabelecem descontos, bolsas e financiamentos, sempre visando favorecer a inclusão e a retenção de estudantes no ensino superior. A comissão é composta por três professores de universidades brasileiras, que têm acesso à documentação, aos canais de comunicação da Universidade, especialmente o portal, e visitam a instituição de ensino em uma data previamente agendada.

Atualmente, essa visita tem sido realizada de forma digital, por meio de reuniões online com docentes, corpo técnico-administrativo e alunos, além da visita virtual a laboratórios, clínicas, teatros, salas de aula, parques esportivos, ou seja, a toda a infraestrutura do campus por meio de passeios com câmeras de vídeo.

Para estudar na Universidade do Futuro e usufruir da estrutura de uma das melhores universidades do mundo, de acordo com o ranking da consultoria britânica Times Higher Education (THE), visite nossa página de cursos.

Publicado por Samuel Siqueira
Skip to content