//
Em 2019, a Fisioterapia completa 50 anos de profissão no Brasil
O curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB) comemorou nesta sexta-feira (18) o Dia do Fisioterapeuta. Neste ano, a Fisioterapia completa 50 anos de profissão no Brasil.
O evento no Auditório do Bloco M foi um momento para falar sobre o futuro da Fisioterapia. Nesta edição, foram convidados Keyla de Paula Barbosa e Fábio Augusto Silva Vieira, ambos fisioterapeutas da Idealcor. Eles abordaram a atuação do fisioterapeuta especialista em oncologia e nefrologia, áreas promissoras que ainda contam com poucos profissionais e oferecem mais oportunidades para novos fisioterapeutas.
O Dia do Fisioterapeuta é comemorado anualmente em 13 de outubro, no Brasil. Também conhecido como o Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, essa data celebra o trabalho do profissional ligado à área da saúde, que auxilia na recuperação física do corpo humano.
A data foi criada por meio do Decreto de Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que regulamenta a atividade desses profissionais no Brasil. Em 1975, também foi decretada a lei nº 6316, que define todos os direitos e deveres que os fisioterapeutas possuem em território nacional.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da Católica, Yomara Lima Mota, explicou a importância da data. “Transformar-se em um fisioterapeuta não depende apenas de conhecimento técnico e teórico, é preciso se sentir um fisioterapeuta. Faz parte da formação do estudante da UCB a vivência. Aqui buscamos fazer com que o estudante mergulhe com profundidade na profissão que escolheu. O dia 13 de outubro é um marco para nós”, destacou.
Internacionalmente, o Dia Mundial do Fisioterapeuta é celebrado anualmente em 8 de setembro, data instituída por meio da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT – World Confederation for Physical Therapy), em 1996.