Cátedra Unesco

Cátedra UNESCO/UCB fecha parceria com a CESPU

No dia 17 de junho, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) e a Cátedra UNESCO/UCB iniciaram procedimentos para a celebração de uma parceria em rede, visando amparar eventuais atividades de cooperação científica sobretudo no campo da pesquisa em educação e no campo social. Em perspectiva está uma cooperação científica da Cátedra em um Pós-doutoramento em Ciências Sociais a ser oferecida pela CESPU.

Na ocasião o Prof. Geraldo Caliman, Titular da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade proferiu, na sede da Universidade, uma conferência sobre “Educação Social no Brasil: Emergências, Evolução e Perspectivas Futuras”.

A CESPU situa-se no norte de Portugal, em região próxima à cidade do Porto. É uma Instituição privada, sem fins lucrativos, que tutela administrativamente três estabelecimentos de ensino superior particular e cooperativo. Foi constituída em 1982, tendo como objetivos a criação de estabelecimentos de ensino superior, universitário e politécnico, e a promoção da pesquisa científica e sua extensão universitária.

A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) tem como missão criar e difundir conhecimento na área das ciências da saúde. É a entidade instituidora do Instituto Politécnico de Saúde Norte e do Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS). O IUCS tem como missão criar, transmitir e difundir a cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação e do desenvolvimento experimental, no âmbito dos cursos ministrados e das atividades de extensão universitária. O Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento do IUCS assume-se como um vetor fundamental na prossecução dos objetivos institucionais, projetando o contributo das ciências sociais e do comportamento em diversos domínios da investigação/avaliação/intervenção, não apenas para os domínios da saúde, mas também para sectores cada vez mais amplos da atividade humana, sendo assim um promotor da multidisciplinariedade e integrado na matriz institucional.

Publicado por Lauana Damacena