//
2017
maio
09

Cátedra Unesco da UCB consolida parceria com o CILT

Em cerimônia com representantes do governo e da Universidade Católica de Brasília (UCB) o Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga (CILT) inaugurou no dia 5 de maio o selo de escola associada à Unesco. A parceria entre o CILT e a UCB busca promover dentro do ambiente escolar o trabalho com a cultura da paz, desenvolvimento sustentável e aprendizagem intercultural.

No Distrito Federal apenas 4 escolas fazem parte do Programa de Escolas Associadas da Unesco. “Fizemos essa parceria por meio da Cátedra Unesco e escolhemos essa escola pela formação dos jovens na área da cidadania; atuamos sobretudo como uma atividade de extensão”, revela Geraldo Caliman, responsável pela Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade da UCB.

“O objetivo da Universidade Católica de Brasília com essa parceria é mostrar que a Instituição precisa estar presente na educação básica também, nesse caso melhorar a educação básica pública do DF. O nosso objetivo é atuar ajudando a escola no desenvolvimento de projetos no sentido de melhorar a educação já ofertada pela escola. Então, atuamos principalmente com a ajuda da Cátedra e da Pós-Graduação em Educação, na formação continuada de professores, de jovens e encontros com a comunidade”, salienta a coordenadora do projeto e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Ranilce Guimarães-Iosif.

A coordenadora nacional do Programa de Escolas Associadas da Unesco, Myriam Tricate, explica que “o fato de a escola ser associada à Unesco lhe dá uma responsabilidade maior em agregar e transmitir o conhecimento produzido”. Para a escola permanecer associada ao projeto da Unesco é imprescindível que cumpra todas as propostas e comprove anualmente.

“A interação da Universidade com a educação básica é fundamental em um programa dessa natureza, que desenvolve a cultura da paz nas escolas e que é extremamente importante, pois traz para a educação básica toda a expertise que a Universidade Católica de Brasília possui na área do ensino, de tal maneira que todos ganhamos com isso, principalmente, os nossos estudantes e a nossa sociedade”, salienta o Secretário de Educação, Júlio Gregório Filho.

O evento também contou com apresentações musicais e a entrega do certificado de cidadão global da Unesco aos estudantes que participaram do projeto, com carga horária de 60 horas. Os jovens colaboraram para a formulação de uma carta branca, que contém as perspectivas e propostas dos jovens sobre cidadania.

Parceria CILT e UCB

Desde 2016 a UCB realiza um projeto de extensão, em parceria com a Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade, com o Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga (CILT) cujo objetivo é de fortalecer o engajamento social, respeito mútuo, e ações comunitárias dentro do ambiente escolar. “Nós iremos apoiar o CILT na formação de professores, na organização de oficinas e trabalhos com os pais e estudantes, além das semanas pedagógicas”, revela o professor da UCB e secretário executivo da Cátedra Unesco, José Ivaldo de Lucena.

Criado em 1953, o Projeto da Rede de Escolas Associadas da Unesco está presente em 180 países, com mais de 10 mil unidades educacionais e cerca de 380 no Brasil. “É importante esse envolvimento da Cátedra Unesco, que conseguiu aproveitar o que tem de melhor dos seus estudos e pesquisas e fazer disso uma efetividade da extensão dentro das escolas. E esse momento mostra o quanto esse trabalho pode ser um diferencial para quem participa do projeto e de ver esse exemplo bem realizado”, disse Mariana Braga, representante da Unesco no Brasil.

“Essa é uma parceria muito positiva, pois trabalha com os estudantes do CILT a questão da cidadania, proporcionando a eles uma visão maior sobre o seu contexto dentro da sociedade em que vivem”, ressalta Silvio Paulo de Carvalho, Diretor do CILT. Para a vice-diretora, Renia Antero, “a parceria com a Cátedra da UCB já está dando resultados surpreendentes. Por meio do auxílio a nossa coordenação, tanto na educação continuada dos professores quanto dos estudantes”.

O trabalho desenvolvido é voltado para promover a cultura da paz, a educação de qualidade, o diálogo internacional e o desenvolvimento sustentável. Creches, pré-escolas, escolas primárias, secundárias, técnicas e instituições de formação de professores podem se tornar escolas associadas.


Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

08 maio 2025
Habemus Papam!
07 maio 2025
1ª Feira de Carreiras reúne mais de 30 empresas na UCB
06 maio 2025
Estudantes participam de evento do TJDFT sobre adoção global
Skip to content