set
Doutorado

CAPES aprova Doutorado em Comunicação e Economia Criativa na UCB

A Universidade Católica de Brasília (UCB) anuncia, com grande entusiasmo, a aprovação de seu novo curso de Doutorado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada na última quinta-feira (26). Este é o primeiro doutorado profissional do Brasil voltado para essa área emergente, destacando-se como uma oportunidade inédita para profissionais interessados em expandir suas carreiras acadêmicas e práticas.

Mais detalhes sobre o programa serão divulgados em breve, prometendo atrair a atenção de estudantes e profissionais que buscam se especializar nas intersecções entre comunicação, inovação e economia criativa.

Precursor criativo

Atualmente, o Programa de Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa é pioneiro na região Centro-Oeste e atende a uma demanda crescente no campo da economia criativa, estreitamente ligada às tecnologias da informação e comunicação (TICs) e aos meios digitais. O curso foi estruturado para proporcionar uma formação robusta, unindo conhecimento acadêmico com as demandas do mercado, visando preparar profissionais capacitados para inovar e transformar suas realidades de trabalho. É um programa que permite aos estudantes desenvolverem habilidades tanto para a pesquisa científica quanto para a aplicação prática no contexto profissional.

Com quase duas décadas de existência, o curso tem como objetivo a formação de um perfil profissional-pesquisador, que utiliza métodos científicos e redes de colaboração para gerar novos modelos de valor. A integração entre o conhecimento acadêmico e as necessidades do mercado é um ponto forte do programa, que busca constantemente criar sinergias entre as áreas da comunicação, educação, gestão pública, e setores criativos. Isso é evidenciado pelo sucesso de seus egressos, que ocupam posições estratégicas em diversos segmentos, como TI, turismo, microempreendedorismo e órgãos governamentais.

A modalidade profissional do mestrado é uma oportunidade valiosa para quem deseja ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho. Ao incentivar a produção técnica e intelectual em setores como publicidade, audiovisual, empreendedorismo e gestão pública, o curso abre portas para novas oportunidades profissionais. Além disso, o reconhecimento acadêmico do curso, com conceito 4 da CAPES, destaca a qualidade da formação oferecida. A flexibilidade de horários também torna o programa acessível para profissionais que buscam conciliar os estudos com suas atividades diárias.

Publicado por Bárbara Fragoso