//
A atividade, realizada no Campus I da Universidade Católica de Brasília, abordou questões sobre meio ambiente, desenvolvimento urbano e meios de transporte. Michelle Comeau, que é responsável pela proteção, administração e manutenção de terras e instalações públicas federais na região da capital do Canadá, comentou sobre a criação de uma capital verde no país. “Nossa meta é diminuir a emissão de gás carbônico a 0%. Além disso, temos a consciência da nossa variedade de climas e, da melhor forma, buscamos adequar as nossas construções”, disse.
Michele Comeau e Pierre Dubé fazem parte da Comissão da Capital Nacional, uma agência de Estado, criada em 1959, que cuida de terras federais e edifícios na região da capital nacional. Ao total, 15 diretores formam a comissão e buscam a aliança entre as diversas capitais do segundo maior país do mundo.
Preservar as riquezas naturais do Canadá é tão importante para sua população que, antes de qualquer construção, a Comissão tem de avaliar. “Se não aprovamos, nada é edificado”, comentou Comeau. Eles também preservam o meio ambiente ao reaproveitarem velhas estruturas. “Reformamos e reutilizamos estruturas antes abandonadas”, complementou a canadense.
A Comissão também tem a responsabilidade de preservar o Parque Gatineau, uma reserva natural vasta, o Greenbelt, um dos maiores parques urbanos do mundo e seis residências oficiais do governo. Investigar áreas para construções ecologicamente corretas, buscar registros arqueológicos e preservar a cultura da região também fazem parte dos trabalhos comandados pela Comissão da Capital Nacional.
Pierre Dubé, chefe de Planejamento e Transporte na Divisão de Planejamento Capital, informou que, assim como no Brasil, o Canadá sofre graves problemas no trânsito, como os engarrafamentos. Estudar e planejar a mobilidade canadense são tarefas inerentes à Dubé. “Nós temos metas a cumprir de 10 em 10 anos. Pensamos sempre em apresentar propostas alternativas à população, como, por exemplo, disponibilizar bicicletas”, disse Dubé.
Para saber mais, acesse: www.canadascapital.gc.ca