Câmpus Ceilândia

Campus Ceilândia democratiza ensino superior de qualidade

Inaugurado em 2019, o Campus Ceilândia da Universidade Católica de Brasília (UCB), o campus de Ceilândia tem desempenhado papel fundamental na democratização do acesso ao Ensino Superior na cidade e região. Com o intuito de proporcionar a mesma qualidade a todos os estudantes, a unidade conta com as mesmas matrizes curriculares e professores do campus sede em Taguatinga.

Com estrutura moderna e funcional, em 15 mil m² de área total, o campus de Ceilândia oferece os cursos de graduação em Ciências, Matemática, Letras-Português, Pedagogia, Direito, Psicologia, e os novos cursos Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia de Software. Além das salas de aula bem equipadas, tem laboratórios de informática, salas interativas, biblioteca, auditório e outros espaços de aprendizagem e pesquisa. Tal infraestrutura ajuda a criar uma experiência acadêmica enriquecedora aos estudantes, promovendo melhor desenvolvimento do conhecimento teórico e prático.

As estudantes Júlia de Oliveira e Jacira Chaves, que estão cursando o terceiro semestre de Psicologia no campus Ceilândia, elas relatam que estudar perto de casa, em uma universidade de renome e qualidade, faz a diferença em suas vidas: “moro a cerca de dez minutos de distância. Fico feliz que a cidade foi contemplada com a Universidade”, afirma Júlia. Também não deixaram de citar a qualificação dos professores: “eu gosto muito do corpo docente, é muito top!”, completa Jacira.

A UCB, em Ceilândia, mantém parcerias com instituições e empresas locais, possibilitando aos estudantes a oportunidade de fazerem estágios e vivenciarem o mercado de trabalho, ainda durante a graduação. Essa conexão entre a academia e o setor produtivo contribui para a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mundo contemporâneo.

Outro aspecto relevante do é o compromisso com a pesquisa e a extensão. A universidade incentiva a produção científica e o engajamento dos alunos em projetos de impacto social, estimulando o desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas da comunidade. Essa abordagem colaborativa fortalece a relação entre a universidade e a sociedade, ampliando o alcance das ações e contribuindo para o desenvolvimento regional.

O Campus Ceilândia fica na QNN 31. O telefone de contato é 3356-9202.

Texto produzido por Andrew Ily, Maria Eduarda Gonçalves, Lucas Dias e Felipe Araújo, estudantes da disciplina Estágio Supervisionado, do curso de Jornalismo da Católica, sob supervisão da professora Vânia Balbino.

Publicado por Samuel Siqueira