maio

Campanha busca conscientização e divulga canais de denúncia

A Universidade Católica de Brasília adere à campanha “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, contra o abuso e a exploração sexual. Uma das principais estratégias da campanha é promover a informação e a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes, além de orientar sobre como identificar e denunciar casos de violência.

Joaquim Alberto Andrade Silva, coordenador de patoralidade do grupo UBEC, considera que “com esta ação reafirmamos nosso compromisso pelo fim de toda forma de violência e pela construção de uma sociedade que ‘faça bonito’, que projeta nossas crianças e adolescentes”.

O dia D da campanha é 18 de maio, data escolhida em memória de um crime ocorrido em 1973, na cidade de Vitória-ES. O caso Araceli, como ficou conhecido, chocou o país pela brutalidade com que a garota de oito anos foi atacada por jovens de classe média. Nesta data, a campanha se intensifica em todo o Brasil.

Canais de denúncia

Casos de abuso infantojuvenil, além de outras violações, podem ser feitas pelo Disque 100, também conhecido como Disque Direitos Humanos. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os registros podem ser feitos anonimamente.

A UCB também tem um canal interno de denúncias para ocorrências de caráter sexual ou qualquer outro tipo de irregularidade no âmbito da universidade. Acesse por aqui.

Confira algumas dicas de combate abuso e a exploração sexual:

• Não feche os olhos, denuncie sempre que for preciso.
  • Você pode orientar crianças, adolescentes e familiares deles(as) a procurarem o Conselho Tutelar, Disque 100, Delegacia da Criança e do Adolescente e outros órgãos competentes.
  • Cobre das Instituições políticas, educacionais e religiosas que tenham caminhos, pessoas e recursos direcionados à proteção de crianças e adolescentes.
  • Eduque as crianças e adolescentes de sua convivência sobre cuidados contra a violência e exploração sexual.
  • Lembre todo mundo desta data – 18 de maio – é importante lembrar.
  • Se algo aconteceu, procure ajuda. O tempo e o silêncio não são capazes de curar.
  • Ouça! Esteja acessível. Você pode ser o principal meio de comunicação.
Publicado por Samuel Siqueira