maio
Foto: Faiara Assis
Educadores

Caçadores de Bons exemplos inspiram a comunidade acadêmica a transformar o mundo

As histórias de superação e boas práticas contadas pela dupla Iara e Eduardo Xavier emocionaram a plateia formada por estudantes, docentes e educadores administrativos da UCB

Quem nunca parou para pensar qual o verdadeiro sentido da vida? Para os Caçadores de Bons Exemplos, o casal Iara e Eduardo Xavier, essa dúvida e o incômodo de ver muitas notícias ruins os impulsionaram a largar tudo e sair em busca de pessoas que fazem o bem. Os dois encararam as estradas brasileiras e nessa aventura séria descobriram histórias e muitas pessoas que deram um novo sentido à vida. A presença dos Caçadores de Bons Exemplos no Auditório do Bloco Central, na manhã desta terça-feira, 7, encantou, emocionou e, principalmente, inspirou a comunidade acadêmica à responsabilidade individual de buscar a mudança que se espera do mundo.

Os Caçadores de Bons Exemplos já percorreram mais de 848 mil quilômetros em busca de pessoas que fazem a diferença. Eles catalogaram mais de 1700 projetos sociais e acreditam que as ações positivas são a base para a construção de um mundo melhor. Somados à inspiração dos Caçadores de Bons Exemplos, as boas-vindas da Universidade foram dadas pela professora Tatiana Portela, assessora de Formação Continuada Docente, ligada à Coordenação-Geral Acadêmica.

Há dez anos, Alcione e os Amigos do Bem levavam caminhões de alimentos e roupas para o sertão do nordeste brasileiro e acharam que era pouco. Hoje, eles já construíram quatro cidades do bem, com escolas, ginásios, casas, todas feitas em alvenaria. Da mesma forma, o Rodrigo Bagio fazendo seu planejamento de vida, certa vez se questionou: como eu quero estar daqui a 10 anos? Mais rico ou mais feliz? E, após um sonho vendo crianças carentes em frente a um computador, acordou e resolveu criar um Comitê de Democratização da Informática, e, atualmente já impactou um milhão e seiscentos mil jovens. Esses dois casos distintos, um no Nordeste Brasileiro e outro no Sul do País, foram apresentados durante a palestra. Os 1733 bons exemplos estão no site www.cacadoresdebonsexemplos.com.br

Em dois momentos com os estudantes, o casal trouxe relatos das histórias emocionantes e ideias inspiradoras colhidas em diferentes viagens pelo Brasil e despertaram a cultura do bem nessa visita à UCB. “Nossa maior dificuldade não é material, mas sim nos manter emocionalmente para poder tentar fazer algo por alguém que passar pelo nosso caminho”, explicou Iara Xavier.

Tanto Iara quanto Eduardo Xavier fizeram os participantes “literalmente” se levantarem da cadeira e acreditarem que é possível ser um agente de transformação. “Vocês são protagonistas, por favor, vamos falar sobre as coisas boas que acontecem por aí. Coragem é agir com o coração. Tenham coragem! Façam aquilo que vocês acreditam. Sejam aquilo que vocês acreditam. Isso muda o mundo”, concluiu Iara, aplaudida de pé por um longo tempo.

Publicado por Universidade Católica de Brasília