//
2024
jul
10
Criatividade

Brasília Design Week: Estudantes da UCB expõem obras no Museu

Em cartaz até sexta-feira (12), a mostra de discentes dos cursos de comunicação retrata perspectiva do antropólogo e teólogo Etienne Samain

Estudantes dos cursos de comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB) apresentam obras na exposição “Como pensam as imagens”, no evento Brasília Design Week (BDW), que ocorre no anexo do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios. A exibição dos discentes compõe a “Mostra de Trabalhos no Campo do Design – Universidades”, em cartaz até sexta-feira (12), em conjunto com trabalhos do Instituto Federal de Brasília (IFB).

“Como pensam as imagens é uma proposição elaborada pelo antropólogo e teólogo Etienne Samain sob a ótica da antropologia visual”, explica o Dr. Leandro Bessa, professor dos cursos de comunicação e do Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB. De acordo com ele, essa perspectiva entende que “toda imagem oferece algo para pensar”, como desenho, pintura, cartaz, fotografia, fotograma de cinema, entre outras formas de expressão.

“Toda imagem é portadora de um pensamento, ou seja, veicula um pensamento. De um lado, toda imagem carrega o corpo e a experiência de quem a produziu; de outro, o pensamento de “todos aqueles que olharam para essas figuras, todos esses espectadores que, nelas, ‘incorporaram’ seus pensamentos, suas fantasias, seus delírios e, até, suas intervenções”. Por fim, toda imagem “é uma forma que pensa” e, por incrível que pareça, possui vida própria e um verdadeiro poder de ideação”, indica Bessa.

Para o especialista, as proposições de Etienne Samain encontram-se fortes e pulsantes nas produções visuais na mostra dos estudantes. Com a curadoria da Agência Júnior de Design Cajuí Collab, sob coordenação da estudante Laura Tiemi Fugita, a exposição agrega “imagens inquietas, ciganas, de um pensar movente e em construção, produzidas em diálogos constantes no processo de aprendizagem”. “Podemos contemplá-las como uma imagem de um devir design — forte — pois pensam em si mesmas e nos ajudam a pensar”, complementa Leandro Bessa.

Capital criativa

Entre as obras artísticas expostas, a mostra agrega os exemplares da pesquisa “Panorama da Economia Criativa do Distrito Federal”, elaborada entre 2022 e 2023, por um grupo de pesquisa do Mestrado Profissional em Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB. Pioneiro no DF, o projeto envolveu quatro fases essenciais para investigar, identificar e analisar vocações e competências da Economia Criativa no Distrito Federal e suas Regiões Administrativas, com vistas à promoção da mudança na matriz econômica da região.

Desde 2017, a capital é reconhecida pela Unesco como “Cidade Criativa do Design” e, em novembro de 2023, lançou o movimento Brasília Cidade do Design, que culmina na realização da BDW 2024.

 

Publicado por Bárbara Fragoso
Skip to content