//
A Arquidiocese de Brasília e a Universidade Católica de Brasília (UCB) estão estreitando laços em uma iniciativa que visa fortalecer a atuação acadêmica e pastoral da instituição de ensino superior. No dia 18 de março, o Cardeal Paulo Cezar Costa, recebeu o reitor Prof. Carlos Longo, PhD, a pró-reitora acadêmica Profa. Dra. Silvia Alcanfor, o pró-reitor de educação a distância Prof. Me. Fellipe Zaremba, o pró-reitor administrativo Prof. Dr. Leonardo Galvani e a gerente de relações institucionais e com o mercado Rossana Balestra, para um estabelecer um diálogo mais próximo entre a Igreja e a comunidade acadêmica.
A aproximação entre a Arquidiocese e a UCB tem como foco a promoção de eventos, cursos e ações que ampliem a presença da Igreja no ambiente universitário, além de incentivar a pesquisa e o debate sobre temas que dialogam com a sociedade.
Rossana destacou a relevância desse movimento de reforço do papel da UCB como um espaço de formação integral, onde o conhecimento acadêmico se alia aos valores humanísticos e cristãos. “A UCB tem um compromisso de oferecer ensino de alta qualidade e de transformar vidas. Uma cooperação como essa abre espaço para estarmos presentes de forma mais ativa em comunidades carentes de atendimentos que nós, enquanto instituição de ensino, buscamos oferecer. Desta forma, agregamos experiência aos nossos alunos ao tempo que promovemos nossa missão”, afirma a gerente.
Nomeado arcebispo metropolitano de Brasília em 2020 e elevado a cardeal em 2022 pelo Papa Francisco, Dom Paulo Cezar tem uma trajetória profundamente ligada à educação e ao pensamento teológico. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, atuou como professor e diretor no Departamento de Teologia da PUC-Rio, além de coordenar áreas de graduação e pós-graduação. Sua experiência acadêmica e pastoral se reflete no compromisso de fortalecer a identidade católica da UCB, sem abrir mão da pluralidade e do compromisso com a excelência acadêmica.
Com informações da Arquidiocese de Brasília.