Aluno participa de Curso de Verão no INCA

O futuro biólogo participou de um rigoroso processo seletivo, que reuniu 500 estudantes de todo o Brasil. No final, 40 alunos foram selecionados para o curso, onde participaram de vários mini-cursos. Bruno participou do tema “análise de biomarcadores em tecido incluído em parafina". Trata-se da utilização de tecidos emblocados em parafina para análises de mutações presentes no principal gene envolvido no desenvolvimento do câncer, o supressor de tumor TP53. “Os blocos de parafina compõem um banco de materiais com um grande potencial para se fazer pesquisas em câncer, uma vez que apresentam a progressão ou regressão de um tumor e a resposta do paciente a determinados tratamentos”, explica Bruno. Pela manhã, os alunos assistiram aulas teóricas ministradas pelos professores de pós-graduação e à tarde, participavam de aulas práticas com os alunos de pós-graduação do instituto.

Bruno está no último semestre do bacharelado de Ciências Biológicas da UCB e resume o curso como uma experiência única: “o conhecimento obtido tanto nas aulas teóricas, quanto nas práticas, foi impressionante e muito produtivo, uma vez que existe uma carência no ensino do câncer nas universidades do Brasil”, diz ele.

Mais informações sobre o INCA estão no site www.inca.gov.br

Publicado por Tiago Mendes