jul
Fotos: Faiara Assis

Acolhida aos docentes abre o 2º semestre na Católica

Reitor da UCB deu as boas-vindas e inaugurou novo espaço da Reitoria

A abertura do segundo semestre de 2019 marcou a segunda-feira (29) na Universidade Católica de Brasília (UCB). As atividades tiveram início com um café da manhã e acolhida aos docentes no Teatro Católica, localizado no Câmpus Taguatinga. Na ocasião, foram homenageados 70 professores com 15 anos, ou mais, de UCB.

O reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, deu boas-vindas aos educadores e falou sobre os desafios atuais da educação. “Estamos diante de uma crise estrutural do sistema econômico mundial, que vem atingindo o sistema de educação superior, especialmente no Brasil. Temos um índice de evasão da educação superior presencial acima de 50%, e isso gera ociosidade de vagas. Temos um quadro de desemprego que ultrapassa os 14 milhões de brasileiros. Todo esse cenário nos afeta de uma ou de outra forma”, destacou.

Menegat citou o Projeto Pedagógico do papa Francisco, escrito no fim de 2018 e divulgado no início deste ano, como inspiração para reverter o atual momento de crise financeira. “O papa Francisco aponta o rumo quando afirma que temos que buscar novas formas de educação não convencionais, mais adequadas às necessidades dos lugares, dos tempos e das pessoas. É preciso entender melhor o que buscam nossos estudantes. O que o mundo do trabalho necessita e, sobretudo, o que a sociedade necessita e espera da Universidade”, disse.

O reitor destacou a necessidade em buscar novas formas de dialogar com os estudantes. “Ter material tecnológico moderno, como computadores e tablets, de nada adianta se a linguagem de comunicação na relação estudante x professor não for adequada”, acredita.

Menegat explicou que a UCB se propõe a ser uma Universidade Católica, Empreendedora, Inovadora e Sustentável. “Como Universidade Católica, comungamos com os princípios do Evangelho que inspiram e demandam ações solidárias, fraternas e de igualdade, fortalecendo, assim, o tripé da Universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão. Como Universidade empreendedora, queremos formar estudantes empreendedores e protagonistas de seu próprio conhecimento, articulando a experiência de Pesquisa e Extensão com o Ensino. Como Universidade inovadora, queremos oferecer oportunidades novas, professores bem qualificados e com experiência acadêmica, e infraestrutura adequada. Como Universidade sustentável, queremos direcionar a aprendizagem que conduza para ações de cuidado das pessoas, da natureza e da viabilidade para que a Universidade tenha longevidade”, elencou.

Palestra

Após a fala do reitor, o diretor de Atendimento da agência de publicidade Binder, Lucas Daibert, ministrou a palestra “O melhor do SXSW 2019”, sobre o festival norte-americano que aborda temas como comunicação, inovação e negócios. Os docentes presentes puderam conhecer um pouco mais sobre o universo tecnológico por meio de temas como inteligência artificial, projeções futurísticas, posicionamento de marca, dentre outros.

“Precisamos nos reinventar para melhorar os nossos negócios. Temos diversos exemplos. As relações humanas estão mudando e esses grandes exemplos podem ajudar a mudar a forma de pensar a tecnologia e a aplicabilidade no seu mercado”, declarou Daibert.

Reitoria de casa nova

Depois da Celebração Eucarística realizada pelos padres Eronildo e Tininho, os docentes foram convidados a acompanhar a inauguração do novo espaço da Reitoria. O ambiente, localizado em frente à Praça de Convivência do Bloco Central, é composto por oito modernas salas que acomodam, além do reitor, as Pró-Reitorias Acadêmica e Administrativa, a Assessoria da Reitoria e analistas auxiliares.

Participaram da inauguração o reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, o pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho, o pró-reitor Administrativo, Prof. Me. Júlio César Lindemann, e o assessor da Reitoria, Prof. Dr. Ir. Lúcio Gomes Dantas. “Saímos do alto [segundo andar do Bloco Central] para a planície. Estaremos mais próximos das pessoas, estudantes e educadores, para continuarmos fazendo um trabalho de excelência”, destacou Menegat.

Programação

Confira a programação de palestras, oficinas, orientações e reuniões que acontecem até o dia 31 de julho: https://ucb2.catolica.edu.br/portal/acolhida-aos-docentes-2019-2/

Publicado por Universidade Católica de Brasília