//
2024
jul
16
Pesquisa

8º Simpósio APECS-Brasil discute pesquisa nos polos Norte e Sul

A Universidade Católica de Brasília (UCB) estará no 8º Simpósio APECS-Brasil, evento científico que trata de pesquisas nos polos Norte e Sul do planeta. Será de 17 a 19 de julho, na Escola Superior de Defesa (ESD), no St. de Mansões Dom Bosco 4 – Jardim Botânico. O evento é aberto ao público em geral, mas foca na participação de estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores e pesquisadores com interesse no Programa Antártico Brasileiro, nas regiões polares, criosfera e regiões de glaciares de altitude. Alunos, egressos e profissionais da UCB terão desconto de 10% de desconto nas inscrições (orientações abaixo).

A Católica, patrocinadora do evento, será representada pelos professores Marcelo Ramada e Stephan Dohms. Ramada coordena o projeto Briotech, que estuda briófitas, musgos nativos das regiões polares. Ele já foi várias vezes à Antártica e é pioneiro nas pesquisas brasileiras no Ártico, com duas expedições voltadas para estudo dos musgos. Dohms é professor do curso de Medicina Veterinária e pós-doutorando em Ciências Genômicas e Biotecnologia na UCB. Ele também já foi diversas vezes ao continente Antártico e neste ano fez a primeira viagem ao Ártico.

Inscrições

É possível participar do simpósio presencialmente ou a distância. O público da UCB, estudantes, professores e pesquisadores, têm desconto de 10% com o uso do cupom UCB10. Basta clicar no link correspondente:

Presencial
A distância

Briotech

O projeto estuda briófitas coletadas nos extremos do planeta. Esses vegetais têm potencial para o desenvolvimento de lavouras resistentes a geadas, de tratamento do câncer, de cosméticos com proteção contra a radiação solar, além de outras aplicações. Os cientistas da UCB desenvolveram métodos próprios de cultivo desses musgos nos laboratórios da universidade a partir de amostras coletadas nas expedições.

Depois de diversas expedições ao extremo sul do planeta, o campo de estudo foi ampliado para o outro lado da Terra. O professor Ramada conduziu primeiras expedições brasileiras a regiões isoladas da Noruega. A última delas teve a participação das estudantes da graduação Giovana Nishitani (Biologia) e Ana Julia da Matta (Biomedicina semipresencial). Há previsão de missões na Groelândia, no Canadá e no Alasca.

A importância de visitar partes diferentes do Círculo Polar Ártido se deve à necessidade de coletar amostras de briófitas geograficamente distantes. Isso possibilita identificar as espécies comuns em todas essas regiões e fazer comparações. Algumas dessas espécies aparecem tanto no Ártico, quanto no Antártico.

A expedição é financiada pela Universidade Católica de Brasília, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MC-TI), via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas universidades federais de Brasília e de Minas Gerais. Tem apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria Interministerial dos Recursos do Mar da Marinha do Brasil.

Saiba mais

Pós-graduação em Biotecnologia da UCB é destaque internacional

Católica participa de primeira expedição do Brasil no Ártico

 

Publicado por Samuel Paz

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content