jul

8º Simpósio APECS-Brasil discute pesquisa nos polos Norte e Sul

A Universidade Católica de Brasília (UCB) estará no 8º Simpósio APECS-Brasil, evento científico que trata de pesquisas nos polos Norte e Sul do planeta. Será de 17 a 19 de julho, na Escola Superior de Defesa (ESD), no St. de Mansões Dom Bosco 4 – Jardim Botânico. O evento é aberto ao público em geral, mas foca na participação de estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores e pesquisadores com interesse no Programa Antártico Brasileiro, nas regiões polares, criosfera e regiões de glaciares de altitude. Alunos, egressos e profissionais da UCB terão desconto de 10% de desconto nas inscrições (orientações abaixo).

A Católica, patrocinadora do evento, será representada pelos professores Marcelo Ramada e Stephan Dohms. Ramada coordena o projeto Briotech, que estuda briófitas, musgos nativos das regiões polares. Ele já foi várias vezes à Antártica e é pioneiro nas pesquisas brasileiras no Ártico, com duas expedições voltadas para estudo dos musgos. Dohms é professor do curso de Medicina Veterinária e pós-doutorando em Ciências Genômicas e Biotecnologia na UCB. Ele também já foi diversas vezes ao continente Antártico e neste ano fez a primeira viagem ao Ártico.

Inscrições

É possível participar do simpósio presencialmente ou a distância. O público da UCB, estudantes, professores e pesquisadores, têm desconto de 10% com o uso do cupom UCB10. Basta clicar no link correspondente:

A distância

Briotech

O projeto estuda briófitas coletadas nos extremos do planeta. Esses vegetais têm potencial para o desenvolvimento de lavouras resistentes a geadas, de tratamento do câncer, de cosméticos com proteção contra a radiação solar, além de outras aplicações. Os cientistas da UCB desenvolveram métodos próprios de cultivo desses musgos nos laboratórios da universidade a partir de amostras coletadas nas expedições.

Depois de diversas expedições ao extremo sul do planeta, o campo de estudo foi ampliado para o outro lado da Terra. O professor Ramada conduziu primeiras expedições brasileiras a regiões isoladas da Noruega. A última delas teve a participação das estudantes da graduação Giovana Nishitani (Biologia) e Ana Julia da Matta (Biomedicina semipresencial). Há previsão de missões na Groelândia, no Canadá e no Alasca.

A importância de visitar partes diferentes do Círculo Polar Ártido se deve à necessidade de coletar amostras de briófitas geograficamente distantes. Isso possibilita identificar as espécies comuns em todas essas regiões e fazer comparações. Algumas dessas espécies aparecem tanto no Ártico, quanto no Antártico.

A expedição é financiada pela Universidade Católica de Brasília, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MC-TI), via Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas universidades federais de Brasília e de Minas Gerais. Tem apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores e da Secretaria Interministerial dos Recursos do Mar da Marinha do Brasil.

Pós-graduação em Biotecnologia da UCB é destaque internacional

Católica participa de primeira expedição do Brasil no Ártico