//
2023
set
27
Acadêmico

UCB firma parceria com maior polo tecnológico da América Latina

A Universidade Católica de Brasília (UCB) assinou nesta terça-feira, 26, uma parceria com o Porto Digital, o principal parque tecnológico urbano da América Latina. O evento, realizado na UCB, contou com a participação do Secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Gustavo Amaral, empresários, representantes da sociedade civil e organizações ligadas à tecnologia e inovação.

O objetivo da colaboração é introduzir um novo modelo de ensino. “Nossos estudantes, ao longo de sua formação, vão realizar projetos reais nas empresas conveniadas à UCB, trazendo para a grade curricular dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação as demandas reais do mercado e da sociedade. A implementação dessa metodologia inovadora na grade curricular está prevista para março de 2024”, explica o reitor da UCB, professor Carlos Longo.

Essa iniciativa beneficiará estudantes de todos os campi da UCB: em Taguatinga, Ceilândia e o novo campus que será inaugurado no Plano Piloto em 2024. Além disso, a universidade planeja construir espaços de coworking, onde empresários poderão colaborar com alunos e professores no desenvolvimento de soluções computacionais.

Maior da América Latina

O Porto Digital é o principal parque tecnológico urbano da América Latina. Mais de 460 empresas, organizações de fomento e órgãos governamentais, fazem parte do empreendimento. É uma comunidade composta por mais de 17 mil profissionais e empreendedores. “Queremos trazer a experiência de formação de pessoas na área de tecnologia que nós temos no Porto Digital para cá, aproveitando a estrutura da própria universidade, com o corpo de professores e todo o potencial de crescimento na área de tecnologia que Brasília possui”, disse a Superintendente de Formação e Inovação do Porto Digital, Marcela Valença.

A parceria está em sinergia com o projeto do Governo do Distrito Federal de revitalizar o Setor Comercial Sul (SCS) do Plano Piloto. Em maio deste ano, o governo aprovou uma lei que autoriza uma série de novas atividades nessa área, visando transformá-la em um centro de tecnologia e economia criativa. Esta iniciativa inclui a autorização para 280 novas atividades comerciais, institucionais e de prestação de serviços, como a abertura de faculdades, creches, cursos de educação profissional de nível técnico, entre outros.

Mais que um programa de graduação

A proposta implica em uma modificação na estrutura curricular dos cursos oferecidos pela UCB, introduzindo a inovadora disciplina ‘Residência Tecnológica Porto Digital’, que leva os estudantes para dentro das empresas e traz as empresas para dentro da universidade. “O grande diferencial a partir desse momento é que nossos alunos estarão envolvidos em projetos reais nas empresas, durante o processo de formação, criando oportunidades de trabalho e colocando o conhecimento em prática. Nenhuma outra instituição em Brasília oferece essa disciplina em sua grade de ensino”, destaca Gislane Pereira Santana, professor da disciplina de Residência Tecnológica da UCB.

Após a formalização da parceria, a Universidade está agora em processo de cadastramento de empresas interessadas em se integrar a essa colaboração com a UCB, atuando como locais de residência tecnológica para os estudantes. A participação das empresas parceiras começará no primeiro semestre de 2024. Organizações interessadas podem entrar em contato pelo WhatsApp no número (11) 97204-5133.

Publicado por Samuel Paz

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content