Programa oferece intercâmbio em 10 países

Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional da Católica de Brasília. Podem se candidatar estudantes da graduação presencial e EaD. Neste semestre, são oferecidas 10 vagas intercâmbio em 10 países, como Portugal, Alemanha, México e Taiwan. A lista de instituições conveniadas pode ser conferida no site da Coordenação de Internacionalização da Católica. O período de inscrições vai até 24 de abril.

Os estudantes selecionados poderão cursar um semestre da graduação no exterior a partir do semestre letivo subsequente ao lançamento do edital. Durante o período do intercâmbio, de julho a dezembro de 2023, os alunos serão dispensados do pagamento de mensalidades e outras taxas acadêmicas, tanto na instituição UCB, quanto na instituição parceira. Contudo, continuarão matriculados regularmente na UCB, inscritos com o status “em Situação Intercâmbio”. O estudante que não regularizar sua matrícula será impedido de participar do programa.

É de responsabilidade do candidato observar os calendários acadêmicos da Católica e da instituição onde fará o intercâmbio, de modo que a conclusão das atividades iniciadas no exterior e o retorno às atividades na UCB sejam feitas sem prejuízo a nenhuma delas. O candidato deverá se responsabilizar também pela busca por hospedagem no país o qual permanecerá durante o período de mobilidade internacional, bem como trâmites de retirada de visto e passaporte.

Todas as despesas com a mobilidade internacional serão de responsabilidade do intercambista: custos de passagens, hospedagens, seguro saúde, seguro contra acidentes pessoais, serviços médicos e hospitalares, transporte urbano e demais despesas pessoais.

O estudante deverá, antes de se candidatar a uma vaga, verificar no site das instituições conveniadas quais delas oferecem seu curso e qual é o tipo de oferta de disciplinas, semestral ou anual.

Requisitos

Para se inscrever e ser elegível para o Programa de Mobilidade Internacional, o estudante deverá ter nacionalidade brasileira, ser maior de 18 anos, estar regularmente matriculado na graduação da UCB, ter integralizado, no mínimo, 20% e no máximo 90% do currículo até o início da viagem. Deve ainda possuir Índice-vida (Coeficiente de Rendimento Acadêmico) igual ou superior a sete, não possuir mais de três reprovações no histórico da UCB e não ter sanções disciplinares.

Serão aceitos apenas estudantes que não tiverem participado de programas de mobilidade internacional promovido pela UCB anteriormente. Serão desclassificados alunos que tenham desistido de participar de algum outro programa de mobilidade internacional da Católica, após o prazo de indicação de sua participação nas instituições parceiras. Caso a instituição estrangeira exija, será preciso comprovar a proficiência no idioma do país de destino.

Após a divulgação do resultado, os candidatos selecionados serão convocados para participar da reunião de esclarecimento, em 2 de maio, cujo objetivo é esclarecer dúvidas sobre as próximas etapas do processo e dar orientações quanto à confirmação de participação no programa. A participação dos candidatos selecionados no encontro é obrigatória e falta acarretará na desclassificação. A convocação será via e-mail institucional. Estudantes da Católica EaD que moram fora do Distrito Federal poderão participar da reunião remotamente.

Fases do processo

O Programa de Mobilidade Internacional é composto pelas seguintes etapas:

1. Preenchimento do formulário de inscrição – Mobilidade Internacional.
  2. Entrega do formulário e dos documentos solicitados no edital até o dia 24 de abril. Estudantes do ensino presencial, bem como os da Católica EaD que moram em Brasília, devem fazer a entrega na sala R-200, exclusivamente de forma presencial. O setor funciona de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Na sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h30. Alunos do EaD que moram fora do Distrito Federal podem entregar pelo e-mail cooperation@ucb.br.
  3. Análise documental e acadêmica;
  4. Classificação dos candidatos de acordo com o índice-vida. Fator classificatório e eliminatório no processo de convocação;
  5. Seleção dos candidatos classificados com os maiores índice-vida no número de vagas definido no edital;
  6. Divulgação do resultado;
  7. Realização de reunião de esclarecimento;
  8. Deferimento da candidatura pela instituição anfitriã. O aceite final será fornecido pela instituição anfitriã, não sendo esta uma atribuição da Universidade Católica de Brasília.

Documentação

Para participar do programa, o estudante precisa apresentar os seguintes documentos:

1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido
  2. Histórico Escolar da Graduação;
  3. Declaração contendo o índice vida, emitido pelo Atende- Serviço de Atendimento ao Aluno;

O resultado da seleção está previsto para o dia 28 de abril, pela página da Coordenação de Internacionalização.

Publicado por Samuel Siqueira