//
Estão abertas as inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional da Católica de Brasília. Podem se candidatar estudantes da graduação presencial e EaD. Neste semestre, são oferecidas 10 vagas intercâmbio em 10 países, como Portugal, Alemanha, México e Taiwan. A lista de instituições conveniadas pode ser conferida no site da Coordenação de Internacionalização da Católica. O período de inscrições vai até 24 de abril.
Os estudantes selecionados poderão cursar um semestre da graduação no exterior a partir do semestre letivo subsequente ao lançamento do edital. Durante o período do intercâmbio, de julho a dezembro de 2023, os alunos serão dispensados do pagamento de mensalidades e outras taxas acadêmicas, tanto na instituição UCB, quanto na instituição parceira. Contudo, continuarão matriculados regularmente na UCB, inscritos com o status “em Situação Intercâmbio”. O estudante que não regularizar sua matrícula será impedido de participar do programa.
É de responsabilidade do candidato observar os calendários acadêmicos da Católica e da instituição onde fará o intercâmbio, de modo que a conclusão das atividades iniciadas no exterior e o retorno às atividades na UCB sejam feitas sem prejuízo a nenhuma delas. O candidato deverá se responsabilizar também pela busca por hospedagem no país o qual permanecerá durante o período de mobilidade internacional, bem como trâmites de retirada de visto e passaporte.
Todas as despesas com a mobilidade internacional serão de responsabilidade do intercambista: custos de passagens, hospedagens, seguro saúde, seguro contra acidentes pessoais, serviços médicos e hospitalares, transporte urbano e demais despesas pessoais.
O estudante deverá, antes de se candidatar a uma vaga, verificar no site das instituições conveniadas quais delas oferecem seu curso e qual é o tipo de oferta de disciplinas, semestral ou anual.
Requisitos
Para se inscrever e ser elegível para o Programa de Mobilidade Internacional, o estudante deverá ter nacionalidade brasileira, ser maior de 18 anos, estar regularmente matriculado na graduação da UCB, ter integralizado, no mínimo, 20% e no máximo 90% do currículo até o início da viagem. Deve ainda possuir Índice-vida (Coeficiente de Rendimento Acadêmico) igual ou superior a sete, não possuir mais de três reprovações no histórico da UCB e não ter sanções disciplinares.
Serão aceitos apenas estudantes que não tiverem participado de programas de mobilidade internacional promovido pela UCB anteriormente. Serão desclassificados alunos que tenham desistido de participar de algum outro programa de mobilidade internacional da Católica, após o prazo de indicação de sua participação nas instituições parceiras. Caso a instituição estrangeira exija, será preciso comprovar a proficiência no idioma do país de destino.
Após a divulgação do resultado, os candidatos selecionados serão convocados para participar da reunião de esclarecimento, em 2 de maio, cujo objetivo é esclarecer dúvidas sobre as próximas etapas do processo e dar orientações quanto à confirmação de participação no programa. A participação dos candidatos selecionados no encontro é obrigatória e falta acarretará na desclassificação. A convocação será via e-mail institucional. Estudantes da Católica EaD que moram fora do Distrito Federal poderão participar da reunião remotamente.
Fases do processo
O Programa de Mobilidade Internacional é composto pelas seguintes etapas:
Documentação
Para participar do programa, o estudante precisa apresentar os seguintes documentos:
O resultado da seleção está previsto para o dia 28 de abril, pela página da Coordenação de Internacionalização.