out

33º Festival de Dança da UCB é marcado por emoção a cada apresentação

A 33ª edição do tradicional Festival de Dança da UCB, promovido pelo curso de Educação Física, aconteceu na noite do dia 26 de outubro, no auditório do Bloco Central (Teatro Católica). Ao todo foram 39 apresentações, mais de 200 dançarinos e dançarinas desfilaram os mais diversos estilos de dança, do balé clássico à dança contemporânea, para uma plateia muito animada.

Há mais de 15 anos à frente do Festival de Dança, a professora da disciplina de Danças e Atividades Rítmicas, Nilza Maria Martinovic, destacou a importância do evento para a sociedade e da participação dos estudantes e professores do curso, da organização do evento até as coreografias elaboradas.

“É com muito prazer que os recebemos nesta noite especial aqui na Universidade. O Festival é um momento interessante para nós, do curso de Educação Física, e para a UCB como um todo, onde nós abrimos as portas para a comunidade para vir nos visitar, ver o nosso trabalho e ver o envolvimento dos nossos estudantes nesse evento. O Festival de Dança é um evento acadêmico, que tem como ponto de partida a disciplina Danças. Alguns estudantes trabalham nos bastidores, outros trabalham em coreografias e outros dançam. Além disso, abrimos a oportunidade para os grupos de dança de Brasília virem aqui mostrar os seus talentos, ajudando a abrilhantar ainda mais o nosso evento”, ressaltou a professora Nilza Maria.

A professora faz referência ao sucesso do festival a grande procura das companhias de dança. “Temos aqui um espaço democrático, oferecido pela Universidade. O nosso festival é totalmente gratuito, fazemos o trabalho de divulgação no site, redes sociais, e esses grupos de dança contam com toda a infraestrutura necessária para realização do espetáculo”, explicou a professora Nilza.

Representando a Reitoria, a diretora da Escola de Saúde e Medicina, prof.ª Ma. Cristine Savi Fontanive, parabenizou a professora Nilza Maria e o coordenador do curso de Educação Física, prof. Dr. Rafael Sotero, mas principalmente os estudantes pelo trabalho realizado nessa edição do Festival. “É um grande orgulho para nós, professores, presenciar um evento dessa magnitude, com tantos espetáculos que serão apresentados aqui e organizados pelos nossos estudantes. Isso só comprova a qualidade do ensino, porque isso tudo montado é fruto apenas de uma disciplina. Muitas outras coisas acontecem na Universidade, fruto de outras disciplinas, de outros cursos, então, é um grande orgulho e parabenizo os nossos estudantes por montar um evento como esse”, disse.

“Desde 2002, quando iniciei a minha graduação aqui na Universidade, eu tive a oportunidade de assistir o meu primeiro festival de dança. Depois, ao fazer a disciplina Dança, pude trabalhar na organização do Festival. Esse evento sempre encantou todos dentro da Universidade como também a comunidade. O auditório sempre está lotado para prestigiar as edições do Festival de Dança da UCB. Agora com um olhar de docente, é um orgulho presenciar estudantes que são retraídos em sala de aula, mas de repente, em cima do palco, eles conseguem se expressar de outra forma, agora pela linguagem do corpo, da dança. Eles se tornam, assim, protagonistas do curso de Educação Física”, disse o professor Rafael Sotero.

Sobre a cultura e a diversidade que a dança proporciona, o professor Sotero ressalta que o Festival é muito rico e ele traz à UCB um universo cultural, em diferentes estilos “e isso só abrilhanta, cada vez mais, o que a Universidade tem a oferecer para toda a comunidade de Brasília”, disse.

Grupos

Participaram da 33ª edição do Festival de Dança da UCB os grupos: Colégio La Salle (Águas Claras); Colégio Mackenzie de Brasília (Barbatuques); Preludio Cia de Dança; Espaço Com Vivência (SEEDF/UCB); Centro de Ensino Fundamental 11 – Escola Integral 01; Estúdio Elas (Águas Claras); Instituto Meninos Pôr do Sol; Cia de Dança Gustavo Rod; Botelho Escola de Dança; Centro Educacional Católica de Brasília (Best Cheer Católica); Colégio Mackenzie de Brasília (Coreógrafa Mata); Escola de Dança Sapatilha e Arte; Tanse Cia de Dança; Brasília Warriors UCB; Ballet Pôr do Sol (Coreografia Maravilhosa Graça); Cia de Dança Gustavo Rod (Solo 2); Estudantes do curso de Educação Física (UCB); Estúdio Flávia Carvalho; Beckus Cia de Dança; Escola Dança e Sapatilhas (Solo 2); Centro Educacional Católica de Brasília (Group Stunt Cheer Católica); Projeto Social Príncipe; Celso Logopinho (Academia Vem Dançar); Ampliê; Grupo Ruah; Dinastia DL; DUO; Brasília Templários (Cheerleaders); Cia GRD; O Quarteto (Academia Koncept; Centro de Ensino Fundamental 11 – Escola Integral 01 (Solo 2); Escola de Dança Sapatilhas (Arte-solo 3); 19 Cia de Dança; Grupo Ruah; Academia Império (Lords Império); Luan Wender Silva; Ladies UCB; Bruno Ciqueira Alves e Lincoln Andrade.