jun
Câmpus Ceilândia

2º Encontro Temático das Disciplinas Virtuais

O evento foi realizado nos novos Câmpus da UCB e contou com uma grande participação de seus estudantes

A Coordenação Geral Acadêmica (CGA), o Núcleo de Formação Geral (NFG) e a Escola de Humanidades, Negócios e Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB) organizaram o 2º Encontro Temático das Disciplinas Virtuais nos Câmpus Ceilândia, no dia 4 de junho, e Sobradinho, 6 de junho.

Ceilândia

Divulgação

O encontro teve como tema “Racismo estrutural e seus impactos na sociedade brasileira”. Os Encontros Temáticos do NFG têm por objetivo estabelecer uma conexão com os componentes das matrizes curriculares dos cursos presenciais. Neste segundo encontro, as atividades foram realizadas nos novos Câmpus como estratégia de promoção do debate sobre temas contemporâneos de extrema importância para a sociedade, como também promover uma maior integração entre todo o corpo discente da Instituição.

Divulgação

Esta atividade contou com a participação da palestrante Carliene Sena da Cunha, professora da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal e egressa do curso de Psicologia da UCB, que apresentou um breve panorama de como o racismo permeou todo o processo de estruturação do Estado e, consequentemente, as relações sociais estabelecidas enquanto sociedade.

O debate foi mediado pelos professores da UCB, Vanildes Gonçalves dos Santos, Luiz Cláudio Batista de Oliveira e Moema Bragança Bittencourt.

Sobradinho

Divulgação

O evento teve como tema “A importância da discussão de raça e gênero na universidade”. Os debatedores foram: Levy Mello P. F. Medeiros, do movimento “Coletivo Levante Negro” e Keila Vila Flor, Historiadora e Feminista Negra.

Foram apresentados os aspectos sócio históricos que permearam o processo de conceptualização da compreensão de gênero e raça no Brasil e suas interfaces na estruturação da sociabilidade no país, impactando diretamente na estruturação de entraves ao acesso a direitos tais como a educação na sua vertente do ensino superior. O debate foi mediado pelos professores da UCB: Luiz Cláudio Batista de Oliveira e Moema Bragança Bittencourt.

Publicado por Universidade Católica de Brasília