Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados

O Projeto Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados, da Universidade Católica de Brasília (UCB), oferece no âmbito da extensão, aulas gratuitas para migrantes e refugiados. O Projeto é relevante, porque utiliza o Português como língua de acolhimento para migrantes e refugiados de vários países que buscam, no Distrito Federal, melhores condições de vida, além de proporcionar o certificado de proficiência em Língua Portuguesa que é uma das exigências da Polícia Federal para que os migrantes e refugiados possam dar entrada em seu processo de naturalização. As aulas são ministradas por estudantes universitários voluntários dos cursos de graduação presenciais ou EaD, bem como por voluntários externos que tenham disponibilidade de, pelo menos, 4 horas de dedicação semanal. É um Projeto que oferece aos estudantes universitários e voluntários externos a oportunidade de contribuir de forma solidária com a construção da dignidade e da cidadania dos atendidos por meio da mediação do idioma. O Projeto é oferecido no primeiro e no segundo semestre de cada ano.

Contribuir com o aprimoramento dos aspectos linguísticos da leitura, da escrita e da oralidade dos Migrantes e Refugiados.

Atualmente, as aulas do Projeto Língua Portuguesa para Migrantes e Refugiados são ministradas no Campus Taguatinga, no Bloco M, Sala 225.

Informações sobre o projeto

Coordenação:

Prof. Ma. Rândala Maria de Morais Nogueira y Rocha.
E-mail: randala.rocha@p.ucb.br

Para esclarecimentos a respeito da participação no projeto que tem seu início a cada semestre:
– Bloco Central, sala D 209, no Campus da UCB de Taguatinga.
– Telefones: (61) 3356-9032 ou (61) 3356-9636
– E-mail: projetosermais@ucb.br