Seminário Jurídico

qua, 18 nov - sex, 20 nov
Local: Online

O que é: O Centro de Estudos Políticos e Constitucionais da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), promove três eventos gratuitos.

O evento receberão os professores Pierre Legrand, Mariana Canotilho e Mauro Zamboni para dialogar com a comunidade jurídica em geral sobre temas de interesse nas áreas de teorias do direito, direito constitucional e direito comparado.

Público: estudantes, advogados, promotores e juízes.

(18/11) – 15h-  “Negative Comparative Law: a strong programme for weak thought”- Pierre Legrand é Professor de Direito Comparado na Universidade Sorbonne, e Professor visitante nas Universidades de San Diego e Cambridge.

(20/11) – 10h- “O modelo português de Jurisdição Constitucional”-  Mariana Canotilho é Juíza do Tribunal Constitucional de Portugal, e Professora nas Universidades do Minho e de Coimbra.

( 23/11) – às 15h-“Swedish Supreme Courts as public administration bodies: is fully judicial nature a conditio sine qua non for every democracy?”- Mauro Zamboni é Professor de Teoria do Direito na Universidade de Estocolmo, Pesquisador da Royal Swedish Academy of Sciences e Editor-chefe do periódico “The Theory and Practice of Legislation”.

As exposições terão duração de 20 a 30 minutos, seguidas de abertura para questões e considerações gerais pelos participantes.

Os encontros fazem parte de uma série de seminários temáticos realizados em parceria entre as seguintes instituições: Centro de Estudos Políticos e Constitucionais – UCB; Núcleo de Descolonização do Direito Brasileiro – UCB; Núcleo de Pesquisa em Direito Constitucional – UniBrasil; Programas de Pós-graduação em Direito: Doctum/MG, PUC/Rio, UERJ, UFPR, Uninter ; Associação dos Magistrados do Paraná – AMAPAR; Associação Paranaense dos Juízes Federais – APAJUFE; Escola da Magistratura Federal do Paraná – ESMAFE; Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU

Publicado por Gabrielle Garcia Soares