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Inclusão de um sistema de Mobilidade Sustentável. Nesse conceito, observa-se que a linguagem arquitetônica adotada na capital brasileira, reconhecida mundialmente, que valoriza os amplos espaços livres, a beleza das formas e o bem-estar, tem sucumbido em face da deterioração do tecido urbano, pelo adensamento populacional circundante.
Em conseqüência, verifica-se a inconveniente aglomeração de veículos automotores de passeio no centro da cidade, fruto da supervalorização desse meio de transporte e do desprestígio do transporte coletivo. Cerca de 1 milhão de veículos, quase todos com apenas um ocupante, afluem todos os dias para a área tombada, o Plano Piloto.
Diante das preocupantes estatísticas que nos informam que o Distrito Federal terá em 2014 cerca de 1,7 milhão de veículos e com o firme propósito de iniciar discussões que assegurem boa qualidade de vida aos cidadãos nos próximos 50 anos, o Governo do Distrito Federal, por intermédio de sua Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos (SEAE-DF), realizará uma jornada composta de vários seminários temáticos que vão subsidiar decisões governamentais de longo alcance, voltadas ao desenvolvimento sustentável da cidade de Brasília e das regiões administrativas do Distrito Federal.
O primeiro seminário da série conta com o apoio do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Brasília e tratará sobre mobilidade sustentável, tema que vem ocupando grande parte das discussões científicas mundiais no âmbito da gestão urbana. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório da Fundação Universa, localizado na SGAN 609 Módulo A – Avenida L-2 Norte, Brasília – DF, no horário das 9h às 18h.
A apresentação do Painel Mobilidade Sustentável que visa fomentar os estudos e desenvolver propostas para a implementação de um modelo de transporte urbano com sustentabilidade ambiental e de baixo custo para o Distrito Federal e Região Metropolitana que abordará os seguintes eixos temáticos:
a) Transporte urbano do Distrito Federal;
b) Matriz energética dos veículos urbanos;
c) Sistema viário e acessibilidade;
d) Mecanismos de incentivos a novos meios de transportes não poluentes.