//
Setenta crianças com deficiências físicas ou mentais vão encantar estudantes da rede pública do DF na próxima sexta-feira, 26 de novembro, na Universidade Católica de Brasília. O grupo vai apresentar o espetáculo “Vale Encantado”, baseado na obra homônima de Oswaldo Montenegro.
O musical é uma criação do Projeto Espaço Com-Vivências, do curso de Educação Física da UCB, que realiza diversas atividades com jovens especiais entre esporte, música e dança. Concebida pela professora de Expressão Corporal Soraya Diniz, a montagem conta a história de um mundo mágico repleto de personagens míticos como fadas, duendes, gigantes e lobos maus. A cada canção são trazidas ao público descrições de cada um desses seres.
No elenco, deficientes visuais, auditivos, com Síndrome de Down, autistas, cadeirantes, e outros, se distribuem fantasiados entre as diversas personagens. Um desafio prazeroso para professores, pais e alunos. “A coreografia começou a ser construída em sala, como uma atividade, mas ao perceber o envolvimento e desenvoltura dos meninos, percebemos a possibilidade de fazer um espetáculo real”, comenta Soraya.
Uma vez decididos a realizar a montagem, todos se engajaram no processo de criação. A participação dos pais, que colaboraram em cada detalhe do espetáculo, mostrou a satisfação dos envolvidos com o projeto. Soraya confessa que o comprometimento da turma superou suas expectativas e comemora o sucesso da iniciativa. “O espetáculo não acontece só no dia da apresentação. Começou assim que decidimos realizar o projeto. É ótimo ver a participação dos pais e alunos porque isso melhora a auto estima, a integração e o envolvimento dos alunos e de suas famílias”, comenta.
Para prestigiar este trabalho, cerca de mil crianças de sete escolas públicas do DF estarão presentes no auditório central da UCB, em Taguatinga. Pais corujas e familiares também foram convidados. A apresentação acontece às 9h45 e a entrada é gratuita.
SERVIÇO
Vale Encantado
Adaptação da obra de Oswaldo Montenegro por alunos especiais da UCB
Universidade Católica de Brasília – Campus I, Taguatinga
Auditório Central
26 de novembro, às 9h45
Entrada Franca