Exposição Universo Imaginário

qui, 04 abr - ter, 30 abr
Local: Biblioteca Central

O artista plástico André Cerino expõe 26 quadros de sua série Universo Imaginário no Espaço Cultural da Biblioteca Central da Universidade Católica de Brasília (UCB). As obras de pintura em acrílico sobre tela têm fundos abstratos de cores vibrantes e desenhos lúdicos de traços finos geralmente pretos, com inspiração surrealista.

Nessa mostra individual, o artista pernambucano radicado em Brasília faz uma viagem ao mundo interior, revelando imagens de um universo que está muito além do olhar externo. Os trabalhos ─ alheios às exigências da lógica e da razão ─ expressam os sonhos, o inconsciente e a imaginação e se aproximam da esfera da surpresa, do encantamento e da espontaneidade criativa (presentes de forma mais expressiva na infância).

Para o artista, é preciso não conduzir a arte, mas deixar que ela o conduza pelos caminhos das infinitas possibilidades da criação. Isso permite também ao espectador criar novas formas diante das telas e encontrar nelas referências de seu próprio imaginário. Em uma frase ele define: “Sou uma criança fazendo arte”.

André Cerino é um dos homenageados da 35ª edição da Feira do Livro de Brasília (Felib), a ser realizada de 6 a 16 de junho, nas áreas interna e externa da Biblioteca Nacional de Brasília, com o tema “Biblioteca – Espaço do Prazer e do Aprender”. O artista assina o projeto visual da feira, tendo criado a logomarca, a arte e as ilustrações do cartaz e de todos os ambientes onde acontecerão as atividades culturais desta Felib.

Publicado por Universidade Católica de Brasília