//
A habilidade de comunicar-se bem começa com o aprendizado correto do idioma oficial do nosso país: o português. Por essa razão, o professor de língua portuguesa é um dos mais importantes no currículo escolar.
Cursando Licenciatura em Letras – Português na UCB, você se torna um docente habilitado a ministrar aulas no ensino fundamental e médio, além de poder atuar em outros nichos de mercado, como escolas de idiomas para estrangeiros.
Avaliações do MEC:
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4.
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): 3.
O que você estuda em Licenciatura em Letras – Português?
Os fundamentos da docência e introdução à linguística aplicada são temas vistos logo no início do curso de Letras – Português, para que você tenha as bases para seguir em frente com seus estudos do idioma.
Ao longo da graduação em Letras – Português você também aprende sobre fonética, semântica, literatura e análise da língua portuguesa. Para prover o conhecimento necessário para que você ministre aulas de qualidade, são vistas disciplinas de didática e práticas pedagógicas.
Também estão disponíveis disciplinas optativas, a fim de complementar sua formação. Entre elas, está o inglês instrumental.
Para coroar o seu processo formativo, o Curso de Letras Português, você terá a oportunidade de estudar as disciplinas do Propósito de Vida, que auxiliam você diretamente na construção do seu Projeto de Vida e também para que você tire o máximo de proveito da sua experiência de vida aqui na Universidade.
Componentes Curriculares
Em 2022 o Curso de Letras Português na modalidade presencial teve início de uma nova Matriz Curricular voltada para a inovação na educação, confira na aba Matriz Curricular.
Bolsas de estudo do PRIL – Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares
O Curso presencial de Letras Português da Universidade Católica de Brasília (UCB) está vinculado ao PRIL, um Programa executado mediante um Convênio da UCB com o Ministério da Educação (MEC). Os alunos que ingressam neste curso, cumpridas as exigências do Edital do Processo Seletivo, possuem uma bolsa de 100% durante todo o período do curso.
Para que você ingresse neste Curso você deve participar de processo seletivo específico, com Edital próprio, diferente dos outros cursos da UCB.
Clique aqui e faça agora de forma gratuita!
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 5).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Formação Graduação:
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Formação Mestrado:
Mestrado em Literatura (Conceito CAPES 5).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Psicodinâmica no gótico contemporâneo : psicopatologias em ?O Iluminado?, de Stephen King , Ano de Obtenção: 2019.
Orientador: Wiliam Alves Biserra.
Palavras-chave: Gótico.; Horror.; Literatura.; Psicopatologia.; Psicanálise..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação
Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Brasil
Formação Doutorado:
Doutorado em andamento em Educação
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil
Formação Mestrado:
Mestrado em Geografia
Universidade de Brasília, UnB, Brasil
Formação Doutorado:
Doutorado em Geografia
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil
Linhas de pesquisa:
Processo Educacional e Formação Docente
Política, Gestão e Avaliação da Educação
Projetos de pesquisa:
Formação de professores e metodologia de pesquisa em educação
Formação Mestrado:
Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental (Conceito CAPES 4).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Formação Doutorado:
Doutorado em andamento em Psicologia (Conceito CAPES 5).
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Projetos de pesquisa:
Religiosidade e Espiritualidade na Clínica Psicológica: Saúde ou Sintoma? Percepção de Psicólogos Psicoterapeutas
Formação Mestrado:
Mestrado em Ciências Médicas
Universidade de Brasília, UnB, Brasil
Formação Doutorado:
Doutorado em Ciências Médicas
Universidade de Brasília - UNB, UNB, Brasil
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 5).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Mestrado profissional interrompido em 2017 em Letras (Conceito CAPES 4).
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Projetos de pesquisa:
Aprendizagens, Tecnologias e Educação a Distância
Formação Graduação:
Graduação em Letras - Inglês.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Formação Mestrado:
Mestrado em Mestrado: Linguística Aplicada, TESOL
University College London, UCL IOE, Grã-Bretanha.
Título: Pronunciation beliefs and other predictors of phonological performance: a study with Brazilian ESL learners., Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Dr Amos Paran.
Palavras-chave: Aquisição de Segunda Língua; Pronúncia na L2; Variações Individuais na L2; Psicologia Educacional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação.
Formação Doutorado:
Doutorado em andamento em Lingüística.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Além da Hipótese do Período Crítico: estudo de métodos mistos das dimensões afetivas de desempenho fonológico em LA
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Formação Doutorado:
Doutorado em Educação
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano
Orientações de TCCs e PIPs
Formação Mestrado:
Mestrado em Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Formação Graduação:
Graduação em Pedagogia.
Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado.
Formação Mestrado:
Mestrado em Direito
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.
Formação Mestrado:
Mestrado em Educação
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Formação Doutorado:
Doutorado em Educação
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Políticas Educacionais, Gestão da Escola e Formação Docente
Política, Gestão e Avaliação da Educação
Projetos de pesquisa:
Rede Federal de Educação Profissional: políticas educacionais de nível médio (2017-2020)
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | PROJETO DE VIDA | 80 |
1 | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 80 |
1 | POLÍTICAS PÚBLICAS, LEGISLAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 80 |
1 | EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS | 80 |
1 | PRÁT. PED: EDUCAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E SUSTENTABILIDADE | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PROFISSIONAIS | 80 |
2 | PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 80 |
2 | METODOLOGIAS ATIVAS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM | 80 |
2 | DESIGN THINKING E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS INOVADORES EM EDUCAÇÃO | 80 |
2 | PRÁT. PED: TECNOLOGIAS DIGITAIS E INOVAÇÃO | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | TEORIAS DA LITERATURA | 80 |
3 | LITERATURA, HISTÓRIA E SOCIEDADE | 80 |
3 | FILOSOFIA DA LINGUAGEM | 80 |
3 | APRENDIZAGEM, NEUROCIÊNCIAS E INCLUSÃO | 80 |
3 | PRÁT. PED: DIREITOS HUMANOS, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E CIDADANIA | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | LÍNGUAS BRASILEIRAS | 80 |
4 | DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 80 |
4 | ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS | 80 |
4 | CULTURA SURDA E LIBRAS | 80 |
4 | PRÁT. PED: EDUCAÇÃO ESPECIAL, DIVERSIDADE E INCLUSÃO | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | 80 |
5 | ENSINO E LETRAMENTO LITERÁRIO | 80 |
5 | HISTORIOGRAFIA LITERÁRIA | 80 |
5 | FONÉTICA E FONOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO | 80 |
5 | PRÁT. PED: GESTÃO ESCOLAR, RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | SEMÂNTICA | 80 |
6 | MORFOLOGIA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO | 80 |
6 | LITERATURAS PORTUGUESA | 80 |
6 | LINGUÍSTICA | 80 |
6 | DISCIPLINA OPTATIVA |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | LINGUÍSTICA TEXTUAL | 80 |
7 | LITERATURA BRASILEIRA I | 80 |
7 | SINTAXE DO PORTUGUÊS | 80 |
7 | EDUCAÇÃO BILÍNGUE: PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA | 80 |
7 | ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I | 200 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
8 | LITERATURA BRASILEIRA II | 80 |
8 | (MULTI) LETRAMENTOS E ENSINO DE LÍNGUAS | 80 |
8 | ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II | 200 |
Não será ofertado em 2023.2
Segunda à Sexta: 14h às 18h