//
Curso tradicional da cidade fundado em 1996. Frequentemente, nota 4 e/ou 5 no ENADE e no Guia do Estudante (Abril e Estadão). Baseado em 3 dimensões da universidade: Ensino, Pesquisa, Extensão.
Ensino: possui Agência Júnior, Centro Acadêmico (CA) e Atlética Esportiva (Time Universitário) criada e gerida pelos próprios estudantes. Conta com ótimo índice de empregabilidade em várias gerações e em quase 3 décadas de existência. Tem monitoria, Núcleo de Práticas, contrato de estágio em parceria com as melhores ofertas de mercado no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), IEL (Instituto Euvaldo Lodi), IF (Estágios Instituto Fecomércio), ESPRO (Ensino Social Profissionalizante), Brasília Estágios, Employer Estágios.
Os Laboratórios de Comunicação são divididos em Laboratório de Televisão (1), Laboratório de Rádio (2), Laboratório de Edição (3), Laboratório de Fotografia (4) e Laboratório Digital e Gráfico (1). Possui técnicos especializados em cada um desses laboratórios apoiando o ensino e aprendizado: toda aula tem um professor e um técnico ensinado o manuseio de equipamentos, teoria e prática.
O controle de qualidade do curso é feito internamente pelo Programa de Nivelamento, Sistema Interno de Avaliação do Estudante (SIAE) e Comissão Própria de Avaliação (CPA). E externamente pelo mercado de trabalho e carreiras de estudantes egressos, além do MEC e INEP, além de indicadores educacionais como próprio Guia do Estudante (Abril e Estadão).
Avaliações do MEC:
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4.
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE): 4.
Vagas ofertadas: 50.
O mercado publicitário do Distrito Federal é peculiar, pois parte de seus clientes são governamentais, demandando do profissional preparado para essa especificidade. No processo de seleção, o fator determinante para a escolha do publicitário se dá na preparação do profissional para lidar com o cenário tecnológico e na experiência adquirida em empresa júnior, agências experimentais e estágios. Criação de campanhas e peças publicitárias, atendimento, gerência de produto, marketing, mídia, pesquisa, produção e promoção de vendas, são algumas das áreas que podem ser exploradas por esse profissional.
Equipe de professores altamente capacitada e atualizada trazendo a dimensão teórica e prática ao ensino e aprendizado. Vencedor de vários prêmios como Engenho de Comunicação, Festival de Cinema de Brasília (com TCC de aluno), Prêmio Professor Imprensa, Prêmio Universitário ABERJE (PUA), EXPOCOM.
O complexo do curso possui também especialização (lato sensu) e mestrado profissional (stricto sensu) na área de Comunicação e Economia Criativa, trazendo a formação estudantil para uma perspectiva C&T, P&D. E trazendo a presença de profissionais de mercado, mestrandos e pos-doutorandos, nas atividades curriculares de graduação: aulas, oficinas, cursos de aperfeiçoamento.
Pesquisa: possui diversos Grupos de Pesquisa, Projetos de Pesquisa, Estudos Dirigidos, PIC (Programa de Iniciação Científica), PIBIC (Bolsa), no âmbito do curso. PITI (Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) e PIBTI (Bolsa), em parceria com cursos da área de Tecnologia. O curso é um bacharelado. Logo, dá ênfase também à formação como pesquisador com Iniciação Científica (IC) e Iniciação Tecnológica (IT) e bolsas concedidas a estudantes que, além de graduandos, são jovens pesquisadores remunerados pelos projetos de pesquisa captados pelos professores e pesquisadores em agências de fomento como CNPq, Capes e FAPDF, além de entes estatais distritais da região (SETUR) e do empresariado (GFORTI, Fecomércio). O estudante frequenta congressos, conferências, festivais e participa de associações científicas e profissionais da área, tais como: INTERCOM, SBPJor, APB2, ABRAPCORP, ABERJE, ABEJ, IEP, COMPÓS.
Extensão: atividades extraclasse com alunos e professores enviados às Paralimpíadas de Sydney (2000), de Atenas (2004), da Beijing (2008) e de Londres (2012). Envio de diversas gerações à Amazônia pelo Projeto Rondon (Ministério da Defesa), Projeto Ser+ (comunidades), Alfabetização Cidadã de adultos, Alfabetização Digital de adultos.
Internacionalização: oportunidade de intercâmbio por editais como Erasmus+ (União Europeia) e Santander Universidades. O estudante pode ir para cursos de verão e de inverno em outros países, além de cursar alguns semestres. O curso também recebe estudantes estrangeiros vindos da América Latina, África e Europa pelos mesmos convênios.
Clique aqui e faça agora de forma gratuita!
Espaço de aprendizagem
O Laboratório de Fotografia atende às demandas de componentes curriculares dos cursos. É um espaço reservado tanto para o aprendizado teórico quanto para a experimentação prática da fotografia.
Durante o curso, os alunos dispõem de um estúdio fotográfico, câmeras digitais e analógicas, lentes diversas e equipamentos para trabalhar a luz, seja natural ou artificial.
Apoio técnico
O laboratório conta com um colaborador técnico especializado que dá suporte às atividades práticas que envolvem o espaço e que demandam manipulação de equipamentos fotográfico. O técnico auxilia o professor nas oficinas práticas, no empréstimo de equipamentos, na montagem dos equipamentos do estúdio fotográfico, tirando dúvidas técnicas sobre operação e conservação dos equipamentos, além de dar apoio às produções fotográficas que envolvem os projetos de extensão dos cursos de Comunicação e as agências juniores.
Infraestrutura
O laboratório de fotografia conta com um espaço amplo e atende tanto às atividades teóricas como práticas. Possui uma recepção (K 257) para atendimento aos alunos, professores e empréstimo de equipamentos e também um estúdio de fotografia (K 258) com vários recursos para produção de foto publicitária, jornalística, de moda, produto entre outros. O estúdio conta com fundo infinito em várias cores, equipamentos de iluminação (refletores, geradores, rádio flash etc), lightbox, câmeras analógicas e digitais, tripés para câmera e para iluminação, além de contar com computadores para edição de imagem com acesso ao pacote Adobe.
Espaço de aprendizagem
O Laboratório Digital (K 212) atende às demandas das componentes curriculares e disciplinas práticas dos cursos de Design Visual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. É um espaço que integra as aulas teóricas com atividades práticas.
Neste laboratório são produzidos o jornal-laboratório Artefato (que existem desde o ano de 2000), e também as atividades extraclasse (contraturno), por dispor de computadores mais atualizados e que suportam softwares que exigem um melhor desempenho de hardware, como o pacote Adobe e Blender.
Apoio técnico
O laboratório conta com apoio técnico de uma designer que possui conhecimento na produção gráfica, possibilitando auxiliar tanto os alunos quanto professores nas práticas que envolvem os recursos técnicos do espaço. Ela auxilia os alunos na operação dos softwares do pacote Adobe, na diagramação do Artefato, além de ser responsável pela reserva dos computadores do Laboratório Digital. A técnica também dá apoio às demandas dos projetos de extensão dos cursos de Comunicação e às agências juniores.
Infraestrutura
O espaço conta com uma mesa grande para produção gráfica e editoração de revista e jornal, com computadores robustos que rodam softwares de alta performance, projetor e quadros para a definição e organização de pautas ou projetos.
Espaço de aprendizagem
O laboratório de rádio é um espaço preparado para atender às atividades práticas que envolvem os componentes curriculares dos cursos.
Neste laboratório são produzidos produtos radiofônicos com a supervisão do professor e com o apoio do técnico. Os alunos participam de projetos de extensão, como na produção do podcasts e colocam em prática o que foi aprendido nas disciplinas, podendo produzir radionovelas, rádio jornal, rádio documentário, paisagem sonora, spots, jingles, entre outros.
Apoio técnico
O laboratório conta com apoio técnico de um profissional com conhecimento específico em operação de mesa de som, interface de edição e mixagem de áudio. O profissional acompanha todas as gravações dentro do laboratório/estúdio e auxilia o professor nas oficinas práticas de gravação e edição de áudio. O técnico também dá apoio aos projetos de extensão dos cursos de Comunicação e às agências juniores.
Infraestrutura
O espaço conta com um hall de entrada que dispõe de computadores para os alunos editarem seus trabalhos, uma cabine técnica e um estúdio de gravação profissional. Além do espaço de práticas (K 264), há uma sala ao lado (K 263) com vários computadores que atendem tanto às aulas teóricas quanto às práticas, funcionando como uma redação e sala de apoio durante às gravações e os trabalhos acadêmicos desenvolvidos.
Espaço de aprendizagem
O Laboratório de Televisão é um espaço multiprofissional que dá suporte técnico às atividades práticas que envolvem os componentes curriculares dos cursos.
Neste laboratório são produzidos diversos produtos audiovisuais como telejornais, revistas eletrônicas, programas de televisão, VTs publicitários, videoaulas, vídeos institucionais, filmes de ficção, entre outros. É um espaço de aprendizagem onde a teoria e a prática são trabalhadas simultaneamente. O espaço também é utilizado para às atividades dos projetos de extensão dos cursos de comunicação e também dá apoio às agências juniores.
Apoio técnico
O laboratório conta com técnicos com conhecimentos específicos em diversas áreas da produção audiovisual como produtor, editor de vídeo e cinegrafistas. Os técnicos são responsáveis pelo apoio aos professores durante às oficinas de operação de equipamentos de vídeo, áudio, iluminação e de edição de vídeo. Os profissionais também são responsáveis pelo controle e empréstimo dos equipamentos, reserva dos estúdios de rádio e televisão, consultoria técnica específica de acordo com a área de atuação, apoio em projetos de extensão dos cursos de comunicação e às agências juniores.
Infraestrutura
O espaço conta com um hall de entrada que dispõe de computadores robustos para os alunos editarem seus trabalhos audiovisuais, uma sala técnica/controle onde os técnicos, alunos e professores gerenciam as gravações no estúdio de TV, uma sala de edição para os alunos finalizarem seus produtos audiovisuais com o apoio do editor de vídeo, um almoxarifado que armazena todos os equipamentos que são utilizados no estúdio e também são emprestados aos alunos e um estúdio de televisão para gravações profissionais. Os equipamentos disponíveis no laboratório são atualizados e profissionais, muitos dos equipamentos são utilizados no mercado publicitário e de cinematográfico como câmeras de cinema, gravadores de áudio e microfones excelente captação, grande variedade de equipamento de iluminação tanto de fácil manuseio quanto de maior complexidade, entre outros.
O curriculo das habilitações do curso de Comunicação é composto de:
Carga Horária Total: 3000
Carga Horária Obrigatória: 2700
Carga Horária Atividades Complementares: 300
As atividades complementares, ou atividades acadêmico-científico-culturais, tem como objetivo enriquecer o processo formativo do estudante, por meio da diversificação de experiências, dentro e fora do ambiente universitário.
No curso de Comunicação Social as atividades complementares se constituem por cinco eixos:
1. Atividades de apoio ao ensino: exercícios de monitoria e projetos especiais;
2. Atividades de pesquisa: participação em projeto de Iniciação Científica e participação em grupo de estudo de aprofundamento de temática específica, orientado e acompanhado por docente;
3. Atividades de extensão: participação em atividades, cursos ou projetos de extensão na UCB ou em outras instituições e realização de estágio não obrigatório;
4. Eventos e cursos; participação em congressos, seminários, semanas temáticas, semana universitária, palestras, conferências, oficinas, cursos de atualização e eventos culturais; aprovação em disciplinas eletivas, escolhidas dentre as disciplinas oferecidas nos diversos cursos; cursos de línguas e de formação complementar ligados à área.
5. Publicação e apresentação de trabalho: apresentação oral de trabalhos, exposição de Mostras e condução de oficinas além de publicação impressas e virtuais.
IMPORTANTE:
Essas atividades devem ser realizadas no período regular da graduação. A regulamentação para a validação das horas de atividades complementares nos cursos seguem as orientações e definições do documento de Normas e Procedimentos Acadêmicos para os cursos de Graduação, da Universidade Católica de Brasília, aprovado por seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE.
Troféu – Projeto Rondom 2013
Troféu – Reconhecimento do Projeto Rondom – Equipe de Cobertura 2013
Troféu – Intercom 2013 Fotografia e Ensaio – BA
Troféu – Intercom 2016
Troféu – Intercom 2017
Troféu – Intercom 2018 – 1º Lugar – Comunicação e Cidadania Cinema e Vídeo
Troféu – Prêmio Engenho de Comunicação 2018
Troféu – Intercom 2019
Formação Graduação:
graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), especialização em cinema e TV (2000)
Formação Mestrado:
mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Formação Doutorado:
Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Formação Pós-doutorado:
Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Linhas de pesquisa:
Produção em audiovisual e mídias digitais
Projetos de pesquisa:
1- Interoperability of Interactiveand Hybrid TV systems - Global ITV – (CNPq Ciências Sociais)
2- Convergência midiática: envolvimento e/ou engajamento do público
Temas de interesse:
Atua e pesquisa com ênfase nos seguintes temas: digitalização das mídias, TV digital, televisão brasileira, interatividade, narratologia, conteúdos audiovisuais, conteúdos digitais. Coordena o Grupo de Pesquisa que estuda os conteúdos Digitais e Interativos (CNPq).
Formação Mestrado:
Mestrado em Emerging Technologies in Education.
MIami University of Science and Technology, MUST, Estados Unidos.
Formação Mestrado:
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília
Temas de interesse:
E-mail: bruno.campos@p.ucb.br
Formação Graduação:
Licenciatura em Letras-Português pelo Instituto de Letras da Universidade de Brasília
Formação Mestrado:
Mestre em Literatura pelo Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília
Formação Doutorado:
Doutor em Comunicação pela Linha de Pesquisa Imagem, Som e Escrita da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
Linhas de pesquisa:
Produção em audiovisual e mídias digitais
Temas de interesse:
Cinema, cinema silencioso, imagem, silêncio, poesia, poéticas, histórias e quadrinhos, crítica, narrativas audiovisuais, narratologia, teorias da comunicação, intermidialidade.
Formação Graduação:
Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFG
Formação Mestrado:
Mestrado em Comunicação pela UFG
Formação Doutorado:
Doutorado em Comunicação pela UnB
Linhas de pesquisa:
Produção em audiovisual e mídias digitais
Projetos de pesquisa:
Pesquisa de Pós-doutorado: "Saberes e fazeres femininos: uma proposta de gestão cultural para mulheres produtoras na cidade de Samambaia- DF"
Temas de interesse:
Comunicação, arte e cultura; inovação e economia criativa; cinema e audiovisualidades; análise e teoria da imagem; sensibilidades e circulação de afetos no cinema e no audiovisual; estudos de gênero, envelhecimento e diversidade nas mídias
Formação Graduação:
Graduação em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda.
Centro Universitário Estácio Brasília,
MBA em Marketing e Mídias Digitais. (Carga Horária: 390h).
Centro Universitário Estácio Brasília, Estácio Brasília, Brasil.
Formação Graduação:
Doutorado em andamento em Comunicação (Conceito CAPES 4).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Formação Graduação:
Letras (Université de Montpellier II)
Formação Doutorado:
Didactologia das Línguas e Culturas (Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3)
Linhas de pesquisa:
PRODUÇÃO EM AUDIOVISUAL E MÍDIAS DIGITAIS (Inovação em Comunicação e Economia Criativa)
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO (Educação)
Projetos de pesquisa:
Inovação Social e Economia da Cultura: Um Piloto para o Desenvolvimento - Diagnóstico e Mapeamento
As Formas do Mito nas Narrativas Digitais: Imaginação, Criatividade e Transdisciplinaridade
Temas de interesse:
Educação, Tecnologia e Comunicação; Transdisciplinaridade; Complexidade; Comunicação Intercultural; Educação Intercultural e Transcultural; Estudos do Feminino; Estudos do Imaginário; Culturas Afrobrasileiras; Ciência e Poesia; Epistemologia
E-mail: florence@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Mestrado:
Mestrado em Comunicação
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Formação Doutorado:
Doutorado em Comunicação
Universidade de Brasília - UnB
Linhas de pesquisa:
Comunicação, Jornalismo, Gênero e Estudos Étnico-Raciais.
Formação Mestrado:
Mestrado em Comunicação (Conceito CAPES 4).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Formação Doutorado:
Doutorado em Comunicação (Conceito CAPES 4).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Linhas de pesquisa:
Imagem, Estética e Cultura Contemporânea
Estratégia e Gestão Comunicacional
Projetos de pesquisa:
Dicionário de Personagens João Guimarães Rosa: Primeiras Estórias - 60 anos
Formação Graduação:
Jornalista e Relações Públicas
Formação Doutorado:
Comunicação
Linhas de pesquisa:
Estratégia e gestão comunicacional
Projetos de pesquisa:
Prêmios em Relações Públicas e em Publicidade Propaganda: estudo exploratório sobre características operacionais, produção de sentidos e estratégias de certificação do trabalho, de profissionais e de empresas.
Temas de interesse:
Comunicação Estratégica, Gestão Pública, Comunicação Pública, Políticas de Comunicação, Engajamento de Públicos, Cultura Organizacional, Representações midiáticas, Advocacy, Lobby, Accountability, Inclusão Digital, Responsabilidade Social
E-mail: robson.dias@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Mestrado:
Mestrado em Comunicação
Universidade Católica de Brasília, UCB/DF
Projetos de pesquisa:
Vidas Ameaçadas - Um retrato da violência praticada contra crianças e adolescentes no Distrito Federal
Representações da Responsabilidade Social dos bancos junto a comunidades: um estudo de recepção da comunicação institucional junto às organizações
Temas de interesse:
Comunicação e imagem, teorias da comunicação, mídias sociais, assessoria de comunicação, marketing, educomunicação, comunicação e saúde
E-mail: vania.souza@p.ucb.br
Currículo LattesFormação Graduação:
Bacharel em Comunicação Social-Publicidade e Propaganda (PUCRS)
Formação Mestrado:
Mestre em Administração (Unisinos), Master of Business Administration (University of Dallas)
Formação Doutorado:
Doutor em Comunicação Social (PUCRS)
Linhas de pesquisa:
Política, Gestão e Avaliação da Educação / Estratégia e Gestão Comunicacional
Projetos de pesquisa:
A comunicação organizacional e os discursos sobre a estratégia: um estudo em textos institucionais de grandes empresas brasileiras e em notícias sobre negócios (CNPq – Universal 2016)
Temas de interesse:
Comunicação em contextos organizacionais, processos e práticas discursivas, gestão estratégica, gestão educacional, estratégias de comunicação, colaboração, inovação, teorias sistêmicas e da complexidade.
E-mail: victor.gomes@p.ucb.br
Currículo LattesPeríodo | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
1 | PROCESSO CRIATIVO | 80 |
1 | ECONOMIA CRIATIVA | 80 |
1 | FOTOGRAFIA | 80 |
1 | ESTÉTICA E CULTURA MIDIÁTICA | 80 |
1 | EXTENSÃO - CIÊNCIA, COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE | 120 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
2 | TEORIAS DA COMUNICAÇÃO | 80 |
2 | FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA | 80 |
2 | FUNDAMENTOS DA PUBLICIDADE E PROPAGANDA | 80 |
2 | REDAÇÃO E LINGUAGEM PUBLICITÁRIA | 80 |
2 | RELAÇÃO: PRINCÍPIOS E VALORES | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
3 | BRANDING E ESTRATÉGIAS DE MARCA | 80 |
3 | PRODUÇÃO AUDIOVISUAL | 80 |
3 | PRODUÇÃO EM DESIGN GRÁFICO | 80 |
3 | SEO E GOOGLE ANALYTICS | 80 |
3 | PROFISSÃO: COMPETÊNCIAS E HABILIDADES | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
4 | MARKETING ESTRATÉGICO | 80 |
4 | DIREÇÃO DE ARTE | 80 |
4 | TRÁFEGO PAGO | 80 |
4 | GESTÃO DA COMUNICAÇÃO | 80 |
4 | EXTENSÃO - COOPERAÇÃO: HUMANISMO SOLIDÁRIO, REDES E COMUNIDADES | 120 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
5 | EXTENSÃO - PODCAST E MÍDIA SONORA | 120 |
5 | MÍDIA E PLANEJAMENTO | 80 |
5 | PESQUISA DE MERCADO E TENDÊNCIAS DE CONSUMO | 80 |
5 | GESTÃO DE MÍDIAS SOCIAIS | 80 |
5 | UX DESIGN PARA MÍDIAS DIGITAIS | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
6 | ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM PUBLICIDADE | 80 |
6 | PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA | 80 |
6 | LEGISLAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL | 80 |
Período | Disciplinas | Carga horária |
---|---|---|
7 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 160 |
7 | DISCIPLINA OPTATIVA | 0 |
Disciplinas optativas | Carga horária |
---|---|
MÉTRICA E MONETIZAÇÃO EM PLATAFORMAS | 80 |
ROTEIRO AUDIOVISUAL | 80 |
ATELIÊ DE DESIGN | INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS E CENOGRAFIA | 80 |
DESENHO DE EXPRESSÃO | 80 |
TEORIA DAS CORES | 80 |
TEORIA GERAL DA ARTE | 80 |
COMPUTAÇÃO GRÁFICA - MODELAGEM 3D | 80 |
PROGRAMAÇÃO VISUAL E RENDERIZAÇÃO | 80 |
DESIGN THINKING E A BUSCA DA INOVAÇÃO | 80 |
INGLÊS INSTRUMENTAL | 80 |
LIDERANÇA, NEGOCIAÇÃO E GRANDES NEGÓCIOS | 80 |
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS | 80 |
MARKETING DE MÍDIAS SOCIAIS E DIGITAIS | 80 |
ORATÓRIA | 80 |
QUALIFICAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL | 80 |
GESTÃO DE PROJETOS | 80 |
DIREITO DO CONSUMIDOR | 80 |
Campus | Turno | Investimento |
Taguatinga | Matutino | R$ 1.701,3 |
Taguatinga | Noturno | R$ 1.371,46 |
Segunda a quinta 8h ás 22h e sexta de 8h ás 21h