Semana da Europa no Curso de Relações Internacionais

seg, 07 maio - ter, 08 maio
Local:

Esse ano, pela quarta vez consecutiva, o curso de Relações Internacionais da Universidade Católica de Brasília recebe parte da programação da Semana da Europa, já na sua XIV edição. A Semana da Europa é um evento nacional e internacional, organizada no Brasil pela Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC (Institutos Nacionais Culturais dos Países da UE), com o apoio de várias outras instituições, entre as quais a Universidade Católica de Brasília (UCB).

O evento igualmente acontece como parte das ações previstas no projeto da Cátedra Jean Monnet, aprovada no Curso de Relações Internacionais em 2016, com o objetivo de promover e ampliar o conhecimento sobre o processo de integração europeu.

Serão dois dias de programação voltados principalmente para o debate sobre os valores democráticos na Europa e Brasil, acompanhando o tema principal da Semana da Europa, que em 2018 será a ‘Democracia’. As atividades contarão com a participação de representantes da União Europeia (UE) no Brasil, Embaixadores dos Estados Membros da UE, colunistas dos jornais: “O Estado de São Paulo” e “Irish Times”, de Londres, membros da Academia, do Governo, estudantes da UCB e de outras Universidades, entre outros.

Entre os eventos previstos estão: a abertura da Semana da Europa pelo Embaixador da UE no Brasil, João Cravinho; Solenidade de premiação do 8º Concurso de Monografias da UE, bem como lançamento da Publicação sobre os Concursos de Monografias da UE; Painel: “Europa em Transição – como um continente se transformou em União”, que irá discutir o livro de mesmo nome, de autoria do Holandês Luuk van Middelaar; Painel: Valores Democráticos no Brasil à luz da Experiência Europeia, que contará igualmente com a participação do Prof. Eduardo Viola, da UnB; e Painel com distintos Embaixadores da UE no Brasil.

O evento conta com um esforço coletivo entre o corpo docente e discente do curso para a realização de uma de suas atividades mais expressivas. Destacam-se, entre os seus objetivos, o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes, ampliação de redes de contato, aproximação do conhecimento sobre as Relações Internacionais de sua prática, bem como o alinhamento entre o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares fundamentais da UCB.

A programação atualizada, bem como o processo de inscrição poderão ser consultados clicando aqui.

As atividades ocorrerão pela manhã e tarde, entre os dias 07 e 08 de maio, no Campus da UCB de Taguatinga (auditório do Bloco K).

Serão todos muito bem vindos!

Publicado por Tiago Mendes