//
2012
ago
02

Inglaterra redescobre, com o Brasil, o futebol feminino

A Inglaterra ensinou o Brasil a jogar futebol, e foi com os ingleses que os brasileiros aprenderam que “futebol é para homem”. A vitória da seleção feminina da Inglaterra sobre a seleção do Brasil provocou uma revolução por aqui. Eles descobriram que futebol é também para mulheres , e que o time inglês tem qualidades para competir com qualquer outra seleção nessas Olimpíadas.” Nós vencemos um dos melhores times de futebol feminino do mundo”, repetia , sob lágrimas, Kelly Smith, uma responsáveis pela vitória: “Estou muito orgulhosa”.

Até vencer a seleção brasileira, o futebol feminino inglês não somava grandes resultados , nem tinha público que levantasse a equipe. Não se sabe bem porque, o jogo entre o Brasil e a Inglaterra, em Wembley, além do pico de assistência televisiva, atraiu 70.584 pessoas ao estádio, quebrando um recorde alcançado em 1920, no Goodson Park, de 53 mil pessoas. Depois disso, nem o público foi o mesmo, nem a seleção feminina conseguiu resultados que levasse tanta gente aos estádios. Foi retraindo, minguando, e assim ficou durante quase 60 anos, para renascer na terça-feira no moderno estádio de Wembley contra o Brasil.

As Olimpíadas e o Brasil, ao ser derrotado, contribuíram para despertar os ingleses para o papel das mulheres no esporte, completou Kelly, passada a euforia dos primeiros momentos, logo após a partida. Steph Houghton, a autora do gol da vitória, disse que daqui para frente o time vai ser empurrado pela confiança do grupo e pela adrenalina individual. A Inglaterra é a líder do grupo, em que está o Brasil, depois de empatar de 1×1 com o Senegal, vencer os Emirados Árabes por 3×1, e o Brasil por 1×0. Agora vem o Canadá. O time está caminhando em direção à classificação, e tem chances de chegar à final. Daqui para frente vai contar com mais um jogador, a torcida inglesa.

Para a seleção feminina de futebol do Brasil perder para a da Inglaterra surpreendeu, mas não foi um desastre. O Brasil dominou o primeiro tempo, chutou mais a gol todo o jogo, mas não teve a sorte das inglesas, que podiam ter chegado mesmo ao segundo gol, se o pênalti batido por Smith tivesse sido convertido. De fato, não faria diferença. O Brasil já estava classificado. Pela tabela, caberá, entretanto, ao Brasil agora missão mais difícil: vencer a forte seleção japonesa, atual campeã mundial, nas quartas de final, em Cardiff. O jogo deverá acontecer às 13 horas desta sexta-feira.

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content